Imaginação e cultura brasileira

23/09/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu a Cia. Mamulengo Alegria na quinta-feira (19/09/19), com a peça “O Casamento de Chiquinha”. Durante a apresentação, a plateia – tanto crianças quanto seus pais – se divertiram com as aventuras do enredo e com a trilha sonora tocada ao vivo.

André Costa (foto abaixo), sete anos, gostou bastante da atração. “A melhor parte foi quando apareceu uma cobra, eu gostei quando ela fechou a boca e fez barulho”, contou o menino – que aproveitou para brincar com alguns dos bonecos ao final do espetáculo. Segundo sua mãe, Eliana Costa, a apresentação entreteve crianças e adultos. “Isso é bom para tirar o estresse, e também ajuda a relaxar depois da viagem longa”, disse Eliana, que mora no Valparaíso e leva mais de uma hora para trazer o filho às consultas no HCB.

O responsável por dar vida aos personagens da peça é o bonequeiro Josias Wanzeller (foto acima). Segundo ele, a apresentação no HCB vem ao encontro do objetivo do Mamulengo Alegria. “Nosso projeto é levar ‘O Casamento de Chiquinha’ às pediatrias de Brasília, às crianças que estão hospitalizadas. A gente sai daqui com o coração cheio de alegria, isso satisfaz muito”, afirmou. Criado há quase 20 anos, o grupo também se apresenta em casas de acolhimento de idosos e de crianças.

Para a produtora do espetáculo, Ana Carla Menezes, trazer a arte do mamulengo ao ambiente hospitalar é importante para divulgar a cultura brasileira, além de ajudar quem está passando por tratamentos de saúde. “A criança se envolve momentaneamente no espetáculo, há o desenvolvimento da imaginação e a busca da fantasia: se, no mamulengo, tudo é possível, na vida também; é questão de acreditar”, disse Menezes. Ela acrescentou: “Por ser um ambiente hospitalar, as crianças vêm mais tensas e você acaba dando um pouco de relaxamento”.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke