Ilda Peliz deixa presidência da Abrace

05/01/2018

A presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Peliz, comunicou seu afastamento da Abrace na terça-feira (02/01/18). Durante os 22 anos em que esteve à frente da Associação, ela mobilizou a sociedade do Distrito Federal para levantar fundos para a construção do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

Veja abaixo a mensagem de despedida de Ilda Peliz e, nos arquivos em anexo, as cartas de resposta do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) à ex-presidente da Abrace:

 

Queridos amigos do HCB,

É com a sensação de dever cumprido que anuncio minha saída da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), instituição em que estive à frente por 22 anos.

Foram muitas as conquistas durante este período. A primeira delas foi a construção e o funcionamento do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), do qual cada um de vocês faz parte, tornando o sonho uma realidade.

Com a maestria da Dra. Isis Magalhães, com a atuação de excelência por parte do Dr. Renilson Rehem, sob a administração criteriosa do Icipe e a contribuição carinhosa de cada profissional, foi possível edificar um hospital humanizado e voltado, exclusivamente, para os pequenos pacientes em tratamento de câncer, hemopatias e diversas outras condições de saúde.

Cada tijolo representa o esforço de cada amigo do HCB e somos profundamente gratos por isso. Fazer o hospital funcionar também foi uma vitória e você fez parte desta história desde o princípio. Isso fez com que as coisas realmente acontecessem.

Com o apoio da comunidade, construímos o Espaço da Família, o Espaço Pedagógico e alojamentos para transplantados.

O trabalho da Abrace também fez zerar o índice de abandono do tratamento de câncer, por meio da oferta de hospedagem, alimentação, transporte e remédios, entre outras condições diversas para manutenção do mesmo. E nós sabemos o quanto isso significa em termos de ampliação das chances de cura.

Ganhamos visibilidade nacional e internacional. Todo o empenho e compromisso com os assistidos resultou, em 2017, o reconhecimento à Abrace, pelo Instituto Doar e Revista Época, como uma das 100 melhores ONGs do Brasil.

Também fomos condecorados na sede na Organização das Nações Unidas, em Genebra (Suíça), pela Organização Mundial da Família (World Family Organization – WFO).

Tudo isso só acontece porque cada vez mais pessoas generosas compreendem e se envolvem com a causa. A solidariedade é a razão da Abrace existir e minha gratidão é milhares de vezes maior que tudo o que já pudemos realizar.

Desde o princípio, a colaboração sempre foi a alma da instituição e, na certeza de contarmos com a sua dedicação e apoio, o trabalho da Abrace continua levando esperança para milhares de meninos e meninas que, tão jovens, já enfrentam o desafio do câncer.

Agora, sigo em outra caminhada e deixo um legado de amor e muitos, muitos sorrisos. Assim também segue a Abrace, na busca incansável por fazer sempre mais e melhor por esses pequenos com câncer e vive, especialmente, da doação da sociedade, contribuintes e parceiros, e do fortalecimento do trabalho voluntário. A história continua.

Abraço fraterno,

Ilda Peliz, ex-presidente da Abrace