Icipe segue responsável pela gestão do HCB

26/09/2019

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) assinou, na sexta-feira (20/09/19), o novo Contrato de Gestão do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Assinado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ele tem validade de cinco anos e mantém a parceria entre a SES/DF e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).

O novo contrato prevê novas metas, quantitativas e qualitativas, que devem ser alcançadas pelo Icipe visando o repasse, pela SES/DF, da parcela para prestar assistência à saúde pediátrica e terciária à população. A prestação de contas referente a essas metas é realizada mensalmente, por meio de relatórios que o Icipe envia à SES/DF e divulga na página do HCB.

O Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) foi criado em 2009, especialmente para administrar o Hospital da Criança de Brasília. Sem fins lucrativos, ele faz parte do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e já foi elogiado por autoridades como o promotor de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Jairo Bisol e pelo presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Kildare Meira. Em 2018, a transparência em sua gestão foi reconhecida com destaque pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que conferiu o certificado de acreditação hospitalar ao HCB.