1ª Jornada de Cateteres Intravenosos

27/11/2014

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promoveu, na quarta-feira (26/11/14), sua I Jornada de Cateteres Intravenosos para a Oncologia. O evento reuniu profissionais da enfermagem e da área médica, de modo a promover uma discussão multidisciplinar sobre os acessos vasculares.

Para a supervisora de enfermagem do HCB, Érica Fontes, o envolvimento de várias áreas da saúde é importante pelo fato de mais de um profissional atender o mesmo paciente. “Quando você discute qual a função de cada membro da equipe e qual dispositivo é mais adequado para a criança, consegue oferecer a essa criança, a esse familiar, uma qualidade melhor na sua assistência”, explicou a supervisora, que mediou os debates.

Ao longo do evento, os participantes discutiram assuntos como o papel de médicos e enfermeiros na escolha do melhor cateter a ser utilizado em cada paciente. Alguns modelos utilizados no acesso vascular, como o Port Cath e o cateter central de inserção periférica (Picc), também foram abordados de forma mais específica.

O cirurgião pediátrico oncológico do HCB, Acimar Cunha, ressalta a importância de trabalhar o tema dos cateteres com toda a equipe. “Essa discussão tem que ser sempre feita de modo multidisciplinar. Sem sombra de dúvida, é o caminho pra gente avançar tanto em termos de conhecimento científico quanto de atuação, de cuidado com o paciente”, afirma.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke