Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Geral AA
20/04/2018
Hospital recebe novo abraço

Crianças, adolescentes e seus responsáveis, autoridades do Distrito Federal e representantes de várias entidades da sociedade civil se reuniram no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), na manhã de quarta-feira (18/04/18), para um abraço simbólico ao HCB.

Organizado pelos funcionários e usuários do HCB, o evento foi uma manifestação a favor do Hospital frente à decisão judicial que proibiu o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) de firmar contratos com o Governo do Distrito Federal (GDF). A decisão levou o Icipe a colocar o HCB à disposição do GDF.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o secretário de Saúde, Humberto Fonseca; o diretor-presidente do Icipe, Newton Alarcão, e o presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, se pronunciaram durante o evento. Além deles, o senador Hélio José, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Joe Valle; e a presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Maria Ângela Marini, também se manifestaram, assim como usuários do HCB.

Rollemberg reforçou que o HCB foi construído, doado e gerido pela sociedade civil e que é 100% público. O governador reafirmou, ainda, seu objetivo de que o Icipe permaneça gerindo o HCB. “Nós não abrimos mão de ter o Hospital da Criança dirigido por uma instituição séria, de pessoas que já mostraram, ao longo da vida, a sua competência”, afirmou.

 O secretário Humberto Fonseca elogiou o trabalho realizado pelo HCB desde sua inauguração, além de citar a ampliação do Hospital. “Isso tudo só funciona porque temos um modelo de gestão moderno e que traz a possibilidade de se fazer uma gestão com resultados. O segredo é ter um parceiro correto, e o DF tem o melhor parceiro que poderia ter, que é o Icipe”, disse Fonseca.

Durante o evento, o diretor-presidente do Icipe, Newton Alarcão, explicou que “não existe nenhuma acusação de desvio, de mau comportamento, de improbidade” ao Instituto. Alarcão destacou, ainda, que “são acusações meramente formais, que já foram reconhecidas como inexistentes tanto pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal quanto pelo Tribunal de contas da União”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Juliano Costa Couto, aproveitou a oportunidade para manifestar, novamente, o apoio da entidade ao HCB. “Sei da absoluta necessidade de um tratamento adequado, imprescindível para a busca da cura. Se esse Hospital consegue tratar e dar vida às crianças, a sociedade de Brasília garante a vida ao Hospital da Criança de Brasília. Contem com a OAB do Distrito Federal”, garantiu Couto.

Veja mais:

Nota do TCDF sobre o Hospital da Criança de Brasília

Nota da Seccional da OAB do Distrito Federal em apoio ao HCB

Nota da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/DF em apoio ao Icipe

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Juceli Cavalcante
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke

Facebook Google +

Preencha o formulário abaixo para compartilhar este conteúdo por email.

Seu nome*
informe seu nome
Seu email*
email inválido
Nome do destinatário*
informe o destinatário
Email do destinatário*
email inválido

desejo receber novidades sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar por email

Desenhando novas histórias
Desenhando novas histórias

 

Jovem artista
Jovem artista

 

HCB em números

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), inaugurado em 23 de novembro de 2011, realizou mais de dois milhões e 960 mil atendimentos (2.960.300) até o final de agosto de 2018. Dentre eles, destaca-se a realização de mais de um milhão e 770 mil exames laboratoriais e de 467 mil consultas.


saiba mais ›

Hospital da Criança de Brasília José Alencar

SAIN Lote 4-B
(ao lado do Hospital de Apoio)
Brasília - DF.
CEP 70.071-900
ver no mapa

Contato

61 3025-8350
Fale conosco ›

HCB nas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr

Intranet HCB

acesso restrito