Hospital da Criança oferece novos serviços

18/09/2012

Matéria publicada pelo portal da Agência Brasília

Por Celi Gomes

O Hospital da Criança de Brasília (HCB) ampliou seus serviços e passa a oferecer procedimentos no centro cirúrgico, na Unidade de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise e diálise peritoneal) e Bioimagem. Ao inaugurar os novos serviços na manhã dessa terça-feira, 18, o governador Agnelo Queiroz destacou que agora a unidade vai disponibilizar atendimento mais completo às crianças do Distrito Federal e até de outros estados. “Esse hospital é um modelo de serviço publico de qualidade, que queremos reproduzir em outras unidades da rede de saúde”, disse.

Os novos serviços permitirão a ampliação do atendimento com oferta de vagas em quase todas as 20 especialidades pediátricas para consultas e exames.. A ampliação da assistência, segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, vai beneficiar um grande número de crianças que são referenciadas pela rede pública. “Essa unidade é um sonho de longa data e tem alto padrão de qualidade”, destacou.

A unidade de diagnóstico por imagem do HCB passa a oferecer mensalmente 384 tomografias sem sedação e 48 com sedação; 800 exames de raios-x digitais, 400 ecografias e 160 ecocardiogramas. Já a unidade de Unidade de Terapia Renal Substitutiva – que é exclusiva para atendimento infantil e pioneira no DF – tem capacidade para realizar até 15 sessões de hemodiálise por dia e 47 diálises peritoneais por mês. São quatro máquinas de hemodiálise, que fazem a filtragem do sangue, apropriadas para o organismo das crianças.

Inaugurado há um ano, o Hospital da Criança realizou cerca de 195 mil atendimentos, incluindo mais de 110 mil exames laboratoriais e mais de 42 mil consultas. Foram 2.902 internações e atendimentos, 4.676 de hospital-dia, mais de cinco mil seções de quimioterapia e pouco mais de duas mil transfusões. Com previsão inicial da realização de duas mil consultas por mês, a unidade já atende cinco mil crianças. Pesquisa de opinião mostra grande aprovação dos usuários aos serviços oferecidos no local. “O grau de satisfação com o atendimento do Hospital chega a 96%” apontou o governador durante a inauguração. Segundo ele, isso reflete a excelência da assistência.

Cirurgias - No centro cirúrgico ambulatorial serão realizados procedimentos de pequeno porte e curta duração, sob sedação, em pacientes atendidos pelas especialidades pediátricas, em especial da oncohematologia e da nefrologia, que são submetidos à hemodiálise ou diálise peritoneal. O HCB é público, financiado com recursos do GDF e, portanto, faz parte da rede da Secretaria de Saúde, que cedeu alguns profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e nutricionistas. Sua gestão é compartilhada com a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace).

Após sua inauguração a unidade reuniu algumas especialidades infanto-juvenis da rede pública de saúde do DF. Assim, absorveu o núcleo de oncologia e hematologia pediátrica do Hospital de Apoio, o ambulatório pediátrico de Hospital de Base e alguns serviços do Hospital Materno Infantil. O Hospital atende crianças e adolescentes até 18 anos. Os pais com dúvidas podem ligar para o número 3025-8350, em horário comercial.

O HCB tem sete mil metros quadrados construídos, 30 consultórios e 22 leitos de internação. Ainda será construído um segundo prédio, que terá dois pavimentos, numa área com 21 mil metros quadrados, 200 leitos (40 de UTI), um centro cirúrgico e um centro de estudos.