Hospital da Criança na imprensa

13/07/2016

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) apareceu em uma série de matérias na imprensa local no início de julho.

Na quinta-feira (30/06/16), o DFTV 2ª Edição apresentou o HCB como um bom exemplo de parceria, realizada entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e uma organização social (OS), para o atendimento da população. A matéria explicou o funcionamento do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) e deu dados do HCB, como valor da verba repassada pelo GDF e índice de satisfação do usuário.

Clique aqui para assistir à matéria.

Na sexta-feira (01/07/16), o Bom Dia DF transmitiu reportagem sobre o recesso parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O final da matéria mencionou o projeto de lei, aprovado na última sessão da CLDF, que revoga a lei que permite parceria entre o GDF e OSs. O HCB voltou a ser citado como exemplo desse tipo de parceria e imagens do Hospital foram veiculadas.

Para assistir à segunda matéria, clique aqui. O trecho que se refere ao Hospital da Criança de Brasília tem início aos 10 minutos e 43 segundos do vídeo.

Na segunda-feira (04/07/16), o DFTV 2ª Edição voltou a tratar do assunto, abordando a aprovação do Supremo Tribunal Federal (STF) à atuação de OSs: o STF considerou que a parceria não afronta a Constituição Federal. A matéria, assim como as anteriores, reforça que o Hospital é um bom exemplo de parceria. Deputados distritais que buscam impedir a contratação de organizações sociais se posicionaram sobre a decisão do STF e o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, afirmou que o trabalho do HCB não se trata de terceirização.

A matéria sobre o posicionamento do STF pode ser assistida clicando aqui.

O Bom Dia DF de sexta-feira (08/07) noticiou o relatório, expedido pela Controladoria-Geral do DF, que confirmou o bom funcionamento do HCB e a satisfação dos usuários. O relatório deve ajudar no estabelecimento de parcerias com outras OSs. Representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília-DF (SindSaúde-DF) e do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SEDF) se manifestaram contra as parcerias com Organizações Sociais, mas a Secretaria de Saúde reforçou as OSs como possibilidade de resposta rápida às necessidades da população.

Para ver a matéria, clique aqui.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke