Sorria, o palhaço chegou!

23/05/2019


O hall do ambulatório do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) virou palco para mágica e palhaçadas na tarde desta quinta-feira (23/05/19): o mágico e palhaço Rapha Santacruz se apresentou no Hospital, como parte da programação do Sesc Festclown 2019.


O artista apresentou diversos números para as crianças, adolescentes e seus acompanhantes, e contou com assistentes vindos da plateia. Felipe Bispo (foto no início da matéria), oito anos, auxiliou o mágico com o número de multiplicação de bolinhas. “Foi ótimo, eu adorei participar! Eu estava com duas bolinhas e, de repente, ele transformava em três”, contou o garoto.


Participando do Festclown pela segunda vez, Santacruz já realizou ações em outros hospitais e acredita que, tanto no palco quanto em instituições de saúde, o objetivo é sempre fazer o público sorrir – mesmo que os dois ambientes tenham diferenças. “Você tem que brincar, improvisar, usar os elementos que estão disponíveis no momento, adequar as brincadeiras. Aqui não é como no palco; você tem liberdade, mas outro tipo de liberdade. É algo muito sensível, tanto para quem está recebendo, os pacientes, quanto para quem está fazendo”, explicou.


Organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o festival – que chega à sua 17° edição em 2019 – vem ao HCB pela terceira vez. “É uma parceria muito profícua. Ano passado, tivemos um evento internacional com a presença de malabaristas e acrobatas vindos direto de Israel. Esse ano, temos o Rapha, referência na arte mágica na América Latina”, disse Leonardo Braga, técnico de cultura do Sesc. “A gente se sente muito feliz sabendo que instituições, não necessariamente ligadas às artes, estão de portas abertas para a gente, então é um prazer e um desafio enorme”, afirmou.

Confira a programação do Sesc Festclown.

 

Texto e foto: Allan Michael
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke