Hospital da Criança de Brasília ativa 48 novos leitos

06/03/2020

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) ativou 48 novos leitos de internação na quarta-feira (04/03/2020), durante cerimônia que contou com a presença do vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, e do secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto. Os novos leitos possibilitarão o atendimento de mais de 200 crianças por mês e são destinados a blocos específicos: 20 são de especialidades pediátricas, 20 de cuidados cirúrgicos e oito para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o vice-governador, “esses leitos representam o que já está consagrado: o Hospital da Criança, que é uma referência para o Brasil; é uma qualidade que estamos querendo implantar na saúde pública”. Britto afirmou, ainda, que estar no HCB “traz a certeza de que só através de parcerias sérias como essa, comprometidos com as pessoas, alcançaremos resultados como esse que vivemos agora”.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, ressaltou a importância do evento para a rede pública de saúde do DF. “Com essa ativação, alcançamos o quantitativo necessário que o Ministério Público tinha nos solicitado em relação aos leitos de UTI para o DF – na verdade, temos mais leitos”, disse o secretário. Ele elogiou o HCB, afirmando que “o quadro de pessoas que trabalham aqui é de excelente qualidade, são pessoas altamente capacitadas e treinadas e a comunicação é excelente, faz todas as entregas nos momentos especiais, dando ao Distrito Federal e ao Governo do DF, notoriedade do que é feito”.

Com a ativação, o HCB passou a ser classificado como um hospital de grande porte – até fevereiro de 2020, o HCB tinha mais de 140 leitos; apenas os novos leitos já equivalem a um hospital de pequeno porte e possibilitam o atendimento de mais 200 crianças por mês. De acordo com o estudo “Desempenho Hospitalar no Brasil”, realizado por Gerard M. La Forgia e Bernard F. Couttolenc, a maioria dos hospitais do Brasil possui menos de 50 leitos, sendo considerados de pequeno porte.

No total, o HCB passa a ter 192 leitos ativados. Para atingir sua capacidade completa ficarão faltando apenas 10 leitos, destinados ao transplante de medula óssea. O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, afirmou: “É uma satisfação muito grande esse dia, em que a gente praticamente conclui o processo de ativação do Hospital. Ajudar, junto com o governo, a prestar uma assistência de qualidade às nossas crianças é, realmente, uma felicidade muito grande”.

Inaugurada em novembro de 2018, a Unidade de Internação do HCB foi ativada progressivamente, de modo a garantir a segurança dos pacientes atendidos. Dividida em oito blocos, ela conta com leitos voltados às especialidades clínicas, cuidados cirúrgicos, transplante de medula óssea, oncologia, cuidados paliativos e UTI. A ativação progressiva também obedece às determinações do contrato de gestão firmado entre o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), responsável por gerir o HCB, e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O HCB é o único hospital público do DF acreditado pela Organização Nacional de Acreditação - ONA (certificação de qualidade).

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke