Hospital da Criança amplia consultas

29/03/2012

Matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense (DF)

A partir do próximo mês, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar oferecerá mais mil novas vagas para consultas médicas ambulatoriais. Além do aumento no número de atendimentos, a unidade passou a ter mais especialistas, como psiquiatria, homeopatia e genética clínica. Com isso, contará com todas as especialidades médicas pediátricas. Após o dia 16, o hospital atenderá também pessoas que precisam se submeter à hemodiálise e à diálise peritoneal. Exames de laboratório, de radiologia, ecocardiograma, ultrassons, entre outros, também passarão a ser disponibilizados no centro de saúde que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). ­

A ampliação do atendimento faz parte do processo de transferência da pediatria do Hospital de Base para o da Criança. Segundo o diretor da unidade de tratamento de câncer, Renilson Rehem, a internação é que, a partir de julho, além dos exames já oferecidos, o hospital faça tomografias.

Desde o fim do ano passado o Hospital da Criança realizou mais de 63 mil atendimentos, entre eles, quase 35 mil exames laboratoriais e 15 mil consultas. Gabriel Eurides Coutinho, 9 anos, filho de Grancisca Eurides Coutinho, é um dos pacientes da unidade hospitalar. Nascido com cirrose e um problema gástrico, o menino teve de fazer uma cirurgia de transplante de fígado quando tinha um ano e, desde então, já passou por 19 operações. “A estrutura do hospital é muito boa”, diz Francisca.