Homenagem aos pioneiros

18/10/2016

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) deu seguimento às celebrações de seu aniversário de cinco anos na manhã de segunda-feira (26/09/16). Durante o evento, que homenageou os primeiros pacientes do HCB, a história do Hospital foi relembrada por médicos, gestores e pelas próprias crianças.

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem (foto acima), falou sobre o início do HCB. “Há cinco anos, estávamos dando os primeiros passos, com uma expectativa muito grande. Dá para ver como as coisas evoluíram ao longo desses anos”, disse Rehem. Durante o evento, o superintendente também lançou o Caderno de Emoções do HCB, “para que as pessoas possam registrar depoimentos sobre a convivência e o contato com o Hospital da Criança”.

A diretora de assistência social da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Maria Ângela Marini (foto acima), relembrou sua história com o câncer (Marini se juntou à associação depois de uma filha ser diagnosticada com a doença). “Nós idealizávamos um hospital dedicado à criança, ao tratamento dela, com um olhar humanizado e com um carinho muito especial”, explicou a diretora, falando sobre a motivação dos integrantes da Abrace para construir o HCB.

O diretor-presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão (foto acima), ressaltou a importância de celebrar o aniversário do HCB: “Essas comemorações são registros dos vários episódios que compõem a história desse Hospital, história da qual muitos participaram”.

A diretora técnica do HCB, Isis Magalhães (foto acima), falou sobre a criação do Hospital e a importância dos pais de pacientes no projeto de um lugar adequado ao tratamento de crianças. Ela aproveitou para homenagear, diretamente, aqueles que participaram dos primeiros atendimentos: “Esse é um momento de grande emoção, de festejar a parceria do Estado com vocês, usuários. Vocês é que são a nossa grande força, nos estimulam todos os dias a fazer melhor”.

As crianças e adolescentes que inauguraram o HCB em 2011 foram representadas por Isabelly Sousa (foto acima), 13 anos, que contou sua primeira impressão do Hospital. “Estou aqui desde os oito anos. Quando cheguei aqui pela primeira vez, fiquei deslumbrada, porque eu achei o Hospital muito lindo e gostei da brinquedoteca”, disse Isabelly. Ela acrescentou: “acho muito bom o tratamento aqui, todas as pessoas são maravilhosas”.

O evento foi encerrado pela voluntária Marília Cabral (foto acima), que reuniu as crianças presentes na cerimônia para contar uma história.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke