HCB vai à comunidade

05/05/2017

 A equipe da reabilitação do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participou de um esforço de integração do cuidado a crianças especiais no Centro de Ensino Especial 01 de Ceilândia (CEE 01). O evento  realizado em  no més passado (03/05/17), serviu para orientar os professores no manuseio de alguns equipamentos que os estudantes usam. A atividade contou com a participação de pais, professores e servidores do Centro. 

De acordo com o vice-diretor do CEE 01, Edmar Severo, a contribuição da equipe do Hospital foi de extrema importância. “Essa atividade surgiu da necessidade de suprir as dúvidas dos professores a respeito dos cuidados com os alunos da escola”, disse Severo, que se mostrou satisfeito com o trabalho da equipe. “As palestrantes usaram uma abordagem que agradou a todos, além de todo o conteúdo que vai ajudar bastante os professores na rotina com os alunos”, afirmou.  

Patrícia Pinheiro, supervisora da reabilitação do Hospital e uma das palestrantes, contou que os temas discutidos fazem parte do cotidiano de crianças e professores. “Procuramos abordar assuntos como lesão por pressão, dermatite de fralda, transferência do paciente da cadeira para o cômodo, dispositivos traqueostomia e gastrostomia”, relatou.

Esses temas interessaram Maria de Lurdes Herb (foto acima), professora de educação física do Centro. Ela explicou que “os cuidados com os dispositivos que as crianças usam como a sonda, e toda higiene que temos que ter com os equipamentos”, foram o que mais chamou sua atenção durante o evento.

Elsa Alves de Souza, mãe de um aluno do CEE 01, se surpreendeu com a explicação sobre o uso do cilindro de oxigênio. “As fisioterapeutas nos mostraram os cuidados que devemos ter com as crianças traquiostomizadas na hora do banho de piscina e na hora da refeição”, informou.

Gloria Alcântara, enfermeira do HCB que também palestrou no evento, sentiu que pôde auxiliar os professores no cuidado com as crianças. “Fica o sentimento de dever cumprido, satisfação por ter semeado e distribuído um pouco do trabalho que é feito no HCB e que vai servir muito para esses profissionais”, disse.

 

Texto e fotos: Luís Felgueira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke