HCB recebe segundo bloco

04/07/2018

O prédio do segundo bloco do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) foi entregue ao Governo do Distrito Federal na quarta-feira (04/07/18). Em cerimônia com presença do governador, Rodrigo Rollemberg e do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, a Organização Mundial da Família (WFO, na sigla em inglês), entidade responsável pelas obras de ampliação, oficializou a entrega da obra.

A entrega não significa que a nova ala já estará aberta para uso, mas é uma etapa até que o público possa ser atendido no segundo bloco. “Agora, vem a fase de testes, de capacitação, para que, a partir de outubro, ele comece a funcionar e possa, no final desse ano ou início do ano que vem, estar funcionando a todo vapor”, explicou Rollemberg. O governador também destacou que a nova ala foi entregue logo após a acreditação do HCB: “Estamos entregando esse Hospital para que ele possa ser gerido por essa instituição de excelência, que vai promover saúde para as crianças da nossa cidade”.

O secretário de Saúde do DF ressaltou a qualidade do atendimento que será oferecido quando todo o HCB estiver em funcionamento. “Temos, aqui, um hospital de ponta, com a tecnologia mais avançada, em benefício das crianças que vêm buscar assistência”, disse Humberto Fonseca.

A cerimônia contou com a presença de autoridades do DF e representantes de entidades ligadas às obras de ampliação. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ronaldo Fonseca, afirmou que “o Hospital é uma fonte de esperança” e que “tudo começa a partir da criança”. Já a presidente da WFO, Deisi Kusztra, expressou o desejo de “que essa obra seja um símbolo da saúde de Brasília”.

Com o novo bloco, o HCB passa de 7.200 m2 para 22.000 m2 e permite o aumento no número de atendimentos, além de possibilitar a realização de procedimentos que ainda não são feitos no Distrito Federal. O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, explicou: “Vamos poder fazer transplantes de fígado, de rim e de medula – hoje, a maioria vai para fora de Brasília”.

 

A cerimônia foi notícia em diversos veículos de comunicação do Distrito Federal:

Bloco 2 do Hospital da Criança de Brasília é inaugurado - Correio Braziliense

Obras do Hospital da Criança ficaram prontas - TV Globo

Novo bloco do Hospital da Criança é inaugurado e aumenta o número de leitos - Record

Hospital da Criança ganha nova ala - TV Brasil

Bloco 2 do Hospital da Criança é entregue, mas não atende de imediato - Metrópoles

 

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Foto: Juceli Cavalcante
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke