HCB realiza seu primeiro Encontro do Brincar

28/05/2019

O dia 28 de maio foi instituído, em 1999, como o Dia Internacional do Brincar. Tendo em vista a importância das atividades lúdicas para as crianças, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou, na terça-feira (28/05/19), seu primeiro Encontro do Brincar, com programação voltada aos profissionais de saúde, educação e atividades para as crianças.

Para a diretora de Estratégia e Inovação do HCB, Erika Bomer, a realização do evento vem ao encontro dos valores que norteiam o trabalho do Hospital. “Nosso modelo conceitual coloca o paciente no centro da atenção e a necessidade da criança também é brincar”, explicou.

Segundo a vice-presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira (foto acima), abordar este tema é importante para a área da saúde: “As brincadeiras podem desempenhar um significativo papel terapêutico e de reabilitação, para ajudar as crianças a recuperar um sentido de normalidade. O tempo de internação em um hospital que brinca é menor que o daquele que não brinca”. Teixeira destacou, ainda, as características que identificou no HCB: “Eu queria que o Brasil tivesse mais hospitais iguais a esse, onde a gente chega e os profissionais têm uma postura brincante, lúdica, e há a valorização da voz da criança”.

A professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Maria do Carmo Monteiro (foto acima) explicou que, para as crianças, o ato de brincar é importante para estabelecer uma interação com os adultos. “Objetos lúdicos, brinquedos, jogos, poesias, filmes, o canto e a dança são formas de apresentar o mundo para a criança e são escapes que ela tem para tentar entendê-lo”, afirmou Monteiro.

Ludmila Albernaz (foto acima), seis anos, também participou do Encontro, representando as crianças atendidas pelo HCB, e lembrou a todos: “O importante não é ficar só no celular, brincar também é saudável”.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke