HCB quer confirmar eficiência de gastos

31/01/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) sediará, no dia 20 de fevereiro, de 8h a 18h, um seminário sobre eficiência do gasto público em saúde. O evento será promovido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde (Ibross)

O seminário promoverá um debate com ênfase em unidades de saúde públicas sob gestão de Organização Social de Saúde (OS) e trará evidências a partir de estudos científicos sobre o assunto. “Convidamos especialistas e responsáveis por estudos específicos sobre o tema, para que possamos ter referências para realizar uma avaliação de eficiência de custo no Hospital”, disse Elisandréa Kemper, assessora da Superintendência Executiva do HCB.

O evento já conta com a participação de representantes do Banco Mundial, da Organização Pan-Americana da Saúde, do Ministério da Saúde, do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, da Universidade Federal de Minas Gerais e assessores de secretarias estaduais de saúde.

Os resultados do seminário serão aproveitados pelo Icipe, que vai desenvolver um estudo de avaliação de eficiência dos custos do HCB, utilizando metodologias robustas e mundialmente aplicadas. Com esse estudo, o Instituto tem como objetivo demonstrar as vantagens de economicidade e produtividade do Hospital.