HCB promove encontro de odontologia

02/10/2014

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promoveu, na sexta-feira (03/10/14), o I Encontro de Odontologia Hospitalar do HCB. Além do presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF, Samir Najjar, do gerente da Odontologia da SES-DF, Sérgio Timóteo da Mata e de diretores do HCB, o evento reuniu cirurgiões dentistas e estudantes de odontologia, e marcou o final da Semana de Saúde Bucal do HCB.

Para Samir Najjar, o encontro é importante para destacar a atuação dos dentistas nos leitos de internação e nas Unidades de Terapia Intensiva. “Um evento desses é o passo inicial para que a gente mostre aos nossos governantes a importância dessa nova utilidade da odontologia, que é a odontologia hospitalar”, explica.

Ao longo do dia, os participantes conheceram o papel da odontologia no HCB e assistiram a palestras com temas como biópsia em cavidade oral e humanização do atendimento. Em momentos abertos para perguntas, também foi possível compartilhar experiências sobre o trabalho dos cirurgiões dentistas em uma forma multidisciplinar de tratar os pacientes.

O encontro homenageou o dentista Gilson Marra Goulart, responsável pela implantação da odontologia hospitalar no Hospital de Apoio e, posteriormente, no Hospital da Criança de Brasília. Grato pelo reconhecimento recebido, ele conta que a área se desenvolveu desde a inauguração do HCB para se integrar a todas as especialidades oferecidas pelo hospital. “A cada dia é uma nova doença, uma nova patologia, e a gente tem que correr e buscar o entendimento dessa patologia para poder atender o paciente”, explica.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Juceli Cavalcante
Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke