HCB na busca de tecnologia para o cuidado e a cura

15/12/2018

O primeiro Congresso Brasileiro da Criança com Condições Complexas de Saúde, realizado pelo HCB e pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) de 21 a 23/11/18, reuniu especialistas de diversas áreas da saúde em conferências ligadas ao tema “Tecnologias para o cuidado e a cura”.
 
Para o diretor-presidente do Icipe, Newton Alarcão, a realização do congresso se alinha ao papel do HCB, que vai além do atendimento médico. “A pesquisa e o ensino são atividades fundamentais: o ensino, para preparar novos profissionais, e a pesquisa, que é a base de todo o conhecimento humano”, disse Alarcão. 
 
Segundo o superintendente executivo do Hospital, Renilson Rehem, o tema escolhido para o congresso, inserindo as tecnologias no contexto do cuidado, expressa uma boa parte do trabalho realizado pelo HCB: “nosso papel é, mais do que curar, apoiar o cuidado, para que a família da criança seja um sujeito ativo no processo”, afirmou.
 
A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciana Rodrigues, também participou do Congresso e destacou o papel do HCB na formação de futuros médicos: “aqui vai se fazer uma medicina de excelente qualidade, vão se formar novos pediatras e vão ser criados muitos conhecimentos”.
 
Além de reunir especialistas, o congresso recebeu usuários do HCB. Para Emerson Silva, que tem um filho em tratamento no Hospital, é importante que os pacientes tenham acesso a esse tipo de evento. “Temos a oportunidade de falar sobre a nossa experiência com as tecnologias usadas no tratamento. Se a técnica é boa, mas não está alinhada à vida do paciente, pode perder a eficácia”, explicou.
 
Os participantes podem emitir o certificado de participação no site do Congresso