HCB inaugura sua decoração de Natal

20/12/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) ganhou decoração especial para as festas de final de ano: um grupo arquitetos e cenógrafos voluntários do Distrito Federal se uniu para montar um projeto de ornamentação com diversos elementos em todas as áreas do Hospital. A estrutura completa foi apresentada oficialmente na sexta-feira (20/12/19), durante visita do Papai Noel ao HCB, acompanhado de artistas do grupo Posers Hottest Talent.

O arquiteto Túlio Gomes, líder do projeto, disse que a criação foi conjunta. “Juntamos nossa força de vontade com o amor do HCB, pensamos em formas de usar os recursos do Hospital da melhor forma e surgiu essa coisa linda”, disse ele, explicando os elementos da decoração que passa por todo o Hospital.

A decoração foi aprovada pelos usuários do HCB; Kauane da Silva, 12 anos, aproveitou para tirar fotos com a família. Para sua mãe, Maria Lauriana Ferreira, “a decoração é aconchegante; não parece um hospital qualquer, não tem cara de hospital”, contou.

Durante o lançamento oficial da decoração, as crianças aproveitaram para tirar fotos com a árvore, o Papai Noel e as personagens Sininho e Rabanadinha, do grupo Posers Hottest Talent. Daiane Oliveira é mãe de duas meninas atendidas no HCB e se emocionou ao vê-las se divertindo. “A rotina é muito pesada, mas ter esses dias de “mundo encantado” aqui no Hospital transforma em algo mais alegre. Elas nunca tinham visto o Papai Noel nos shoppings. O Hospital ter proporcionado esse momento, para elas e para nós, foi emocionante”, disse.

O hall central do HCB recebeu uma releitura da árvore de Natal: bastante alta, de forma a aproveitar o pé-direito do Hospital, ela é formada por presentes gigantes embrulhados e culmina em uma estrela. Segundo o cenógrafo Hudson Castro, o formato teve um motivo especial para fugir ao formato tradicional das árvores natalinas. “A gente precisava fazer uma coisa grande e bonita para chamar a atenção e pensamos no que as crianças mais gostam: presente! Então, fizemos uma árvore cheia de presentes, para simbolizar que essa grande árvore é o presente de todo mundo que se uniu, do Hospital e de fora”, disse Castro.

Decoração em todas as áreas

O trenzinho que ocupa o hall também foi incluído na decoração: agora, ele transporta vários presentes em seus vagões e tem o próprio Papai Noel como o condutor. Além disso, foram distribuídas árvores de Natal tradicionais, decoradas com bolas coloridas e bichinhos de pelúcia que estimulam a curiosidade das crianças em atendimento ambulatorial. Nos corredores onde não há árvores, a equipe pendurou estrelas, levando a ornamentação a todas as áreas. Na área externa do HCB, também foram feitas intervenções: tanto a fachada que dá acesso ao hall central quanto a que leva à área de internação foram decoradas com fitas e luzes de Natal.

Segundo o arquiteto Victor Grimaldi, que participou do projeto, os profissionais se preocuparam em alcançar a maior parte do público do HCB. “É o primeiro ano que o Hospital tem tantas pessoas na internação e nem todas elas terão como sair e vir à recepção”, disse. A solução foi, justamente, levar árvores e estrelas a outros ambientes: “Dessa forma, todos conseguem ver pelo menos uma parte da decoração; as pessoas circulam por essas áreas e sentem o espírito de Natal”, afirmou Grimaldi.

Outras pessoas colaboraram com a decoração, doando materiais para serem usados na execução do projeto – entre eles, um presépio doado pelo Colégio Marista João Paulo II. Além disso, crianças atendidas no HCB participaram de atividades especiais e confeccionaram guirlandas e cartazes para enfeitar as brinquedotecas. Mychael Bryan, sete anos, ficou orgulhoso do boneco de neve que ajudou a montar.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke