HCB encanta diretora da Opas

24/04/2019

Durante visita ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), realizada na terça-feira (23/04/19), a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), Carissa Etienne, se informou sobre o histórico do HCB, seu modelo de gestão e o tipo de atendimento oferecido. Ao final da visita, ela expressou sua opinião sobre o Hospital:

“Esta instituição parece ter sido talhada sob medida para atender às crianças. As ONGs, as organizações do setor comercial e do setor privado juntaram esforços para, juntos, construir essa excelente instituição que colocaram de pé.

Observei que vocês se dedicaram a monitorar a qualidade do atendimento, bem como o nível de eficiência do trabalho, e fico feliz de saber que a Opas tem trabalhado com os senhores em matéria de eficiência. Também é muito importante observar que vocês estão medindo a satisfação: por parte dos pacientes, dos pais e, sobretudo, dos trabalhadores que aqui atuam – com frequência, esse grupo é deixado de lado.

Geralmente, não me empolgo muito com visitas a hospitais, mas esta foi uma visita empolgante. Observo claramente que vocês não são apenas agentes da ciência, mas trabalham com o coração – isso é de suma importância para assegurar que se ofereça o melhor atendimento.

Meus parabéns a todos e meus agradecimentos, também. Esse hospital pode servir de exemplo para a humanidade e demonstrar, claramente, o que o atendimento à saúde pode propiciar. Com frequência, em meus discursos, falo sobre experiências que eu tenha tido; vou me lembrar dessa visita e falarei a respeito. Aos brasileiros presentes, quero dizer que devem se orgulhar do sistema de saúde que o Brasil tem. Tem-se falado muito sobre o SUS em várias partes do mundo, e vocês precisam se orgulhar disso.”

Após a visita, Etienne enviou uma carta ao superintendente executivo do HCB, registrando "grande satisfação em caminhar pelos ambientes acolhedores e conversar com a motivada equipe, percebendo o quanto o Sistema Único de Saúde é vivo e comprometido com a saúde das crianças e dos adolescentes brasileiros".

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD