HCB e UniCeub firmam parceria

14/10/2014

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, e o reitor do UniCeub, Getúlio Américo, assinam o termo de compromisso entre as instituições.

 

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e o Centro Universitário de Brasília (UniCeub) firmaram convênio na terça-feira (14/10/14). Com a cooperação, as duas instituições realizarão atividades técnico-científicas de forma conjunta.

O termo de cooperação não contempla apenas atividades de estágio, mas também pesquisas e desenvolvimento de projetos realizados no hospital, como explica o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem: “Por exemplo, no programa de obesidade, o UniCeub vai nos ajudar com a área de gastronomia e de educação física, na parte de atividades físicas; nós vamos  juntar esforços”.

De acordo com o reitor do UniCeub, Getúlio Américo Lopes, a cooperação entre o hospital e a instituição de ensino é relevante porque “é muito importante para os alunos ter contato com a realidade, participar, ajudar; ter, também, o espírito de colaboração, o espírito de ética”.

Para a diretora do Centro Integrado e Sustentável de Ensino e Pesquisa (Cisep) do HCB, Valdenize Tiziani, a parceria entre o hospital e o UniCeub é uma forma de unir as capacidades das duas instituições em prol dos pacientes. “Eu acredito que só dessa maneira a gente consegue avançar: buscando os talentos que as duas instituições têm de sobra e combinando o esforço desses talentos para que a gente consiga fazer algo realmente inovador, que tenha como objetivo final sempre a atenção à criança”, explica. Com a cooperação, os projetos desenvolvidos pelos estudantes vão colaborar para manter a qualidade do atendimento prestado pelo HCB.

Além de criar oportunidades de estágio para os alunos do centro universitário, o convênio também englobará atividades que já são desenvolvidas no UniCeub. “Nossas clínicas-escolas vão estar integradas à nossa relação com o hospital, para que a gente construa os projetos a serem desenvolvidos em comum”, explica o diretor acadêmico do centro universitário, Carlos Alberto da Cruz. Ele completa: “O que nós esperamos é que, além do estágio, a gente possa contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na promoção da saúde”.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke