HCB é homenageado na Câmara Legislativa

13/11/2019

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na sexta-feira (08/11/19), sessão solene em homenagem aos oito anos de funcionamento do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Proposta pelo deputado Leandro Grass (Rede Sustentabilidade), a sessão contou com a presença do presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão; do superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem; da diretora administrativa e financeira da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Lísia Alarcão; e da presidente da Organização Mundial das Famílias (WFO, na sigla em inglês) Deisi Kusztra.

Grass (foto acima) iniciou a sessão relembrando a visita que fez ao HCB em setembro e afirmando que "ter um equipamento de saúde pública com índice de satisfação tão elevado é inquestionável". O deputado ainda elogiou o compromisso dos funcionários e disse que o Hospital é um modelo de gestão, transparência e eficiência.

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem (foto acima), relacionou a dedicação dos profissionais do Hospital à missão da instituição. "Temos clareza da nossa responsabilidade com uma causa, que é um serviço público de qualidade, que atenda a todos", disse.

O presidente do Icipe, Newton Alarcão (foto acima, à direita), destacou pontos positivos da gestão do HCB ao longo dos oito anos, como a transparência e a satisfação dos usuários. Para Alarcão, a sessão solene "dá ânimo para continuar o trabalho e fazer o que deve ser feito".

A diretora administrativa da Abrace, Lísia Alarcão (foto acima), e a presidente da WFO, Deisi Kusztra (foto abaixo, à esquerda), expressaram sua satisfação por terem feito parte da história do HCB. Alarcão garantiu que "a Abrace tem inúmeros motivos para ter orgulho pela qualidade do atendimento do Hospital". Já Kusztra contou o impacto que colaborar na expansão do Hospital teve em sua vida: "Enriqueceu minha história, a de Brasília e a das crianças".

A diretora técnica do HCB, Isis Magalhães (foto abaixo), participou da sessão e falou sobre como o HCB surgiu da mobilização de médicos, pacientes e moradores do Distrito Federal: “Nos tornamos fortes pela união, esse projeto mostra o poder da parceria”. A secretária de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação (MEC), Ilda Peliz (foto acima, à direita), também destacou que “a luta não foi só da Abrace, mas da sociedade, que se deu as mãos”.

Ao final da sessão, a mãe de uma criança atendida no HCB deu seu depoimento sobre o Hospital: Viviane Maciel (foto abaixo) falou sobre a atenção que seu filho Vitor Maciel recebeu enquanto estava internado no HCB. “Saímos mais fortes, mais unidos do Hospital. Ali, não se trata só do paciente: se trata da família inteira e isso é surpreendente, não tem preço”, disse Maciel. A cerimônia contou, ainda, com apresentação do Coral Santo Afonso, formado por crianças e adolescentes de São Sebastião.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke