HCB debate asma e alergia

19/09/2017

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promoveu, na sexta-feira (01/09/17), duas jornadas científicas para debater asma e alergias.

O coordenador do Núcleo de Excelência em Asma da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Álvaro Augusto Souza, falou sobre o programa da UFBA para controle da enfermidade. Segundo ele, essa é a doença crônica mais comum na infância, mas ainda carece de atenção: “Existe certa negligência para com a asma – por parte dos gestores de saúde pública, de profissionais de saúde que não aprendem que isso é importante e até por parte das famílias, que acham que a asma é uma doença banal”. O médico lembrou que “a asma pode matar se não for bem controlada, pode deixar cicatrizes irreversíveis”.

O especialista em alergia e imunologia Wellington Borges destacou a importância do trabalho multidisciplinar no atendimento a enfermidades crônicas. “Todas as doenças deveriam ser vistas por todos os profissionais que trabalham na saúde; só o médico não é suficiente. Precisa ter uma complementação e para isso uma equipe interdisciplinar é necessária”, afirmou.

Os debates seguiram até o sábado (02/09/17), com o encerramento do evento sobre alergias e imunologia. Ao longo dos dois dias, os participantes assistiram a palestras e workshops, além de discutirem casos clínicos.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke