HCB comemora oitavo aniversário e destaca primeiro ano de funcionamento da internação e UTI

25/11/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) completa oito anos de funcionamento em novembro, tendo realizado mais de três milhões e 673 mil atendimentos. O aniversário deste ano é marcado por uma série de conquistas e realizações de 2019 – entre elas, a marca de 148 leitos de internação ativados. Destes, 30 são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI); os outros são voltados à oncohematologia, clínica cirúrgica, cuidados paliativos, transplantes de medula óssea e especialidades pediátricas.

Para celebrar a data, foi realizada cerimônia – que teve início com a apresentacão da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro – com a presença do governador em exercício do DF, Paco Britto; do secretário de Saúde, Osnei Okumoto;  da senadora Leila Barros; da presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Anilcéia Machado; do presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão; do superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem e da presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças com Câncer e Hemopatias (Abrace), Maria Ângela Marini.

Newton Alarcão destacou uma notícia importante deste primeiro ano do funcionamento do bloco onde são realizadas as internações: “Nós já havíamos conseguido a acreditação hospitalar para o primeiro bloco, onde são realizados os procedimentos ambulatoriais; foi realizada uma avaliação positiva pela Organização Nacional de Acreditação sobre a qualidade do nosso serviço e ela foi estendida ao segundo bloco do Hospital. Isso significa mais qualidade e segurança para os nossos pacientes”. Essa é a marca do Icipe: prestar bons serviços, com responsabilidade em relação aos recursos públicos”, disse o presidente.

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, apresentou as inovações que aconteceram no Hospital desde o último aniversário. Rehem destacou, também, os números de atendimentos realizados desde a inauguração do Hospital. Segundo ele, esses resultados mostram “o acerto da Abrace e da sociedade do Distrito Federal em investir no Hospital da Criança de Brasília”, que “existe para que crianças sejam tratadas com qualidade e segurança”.

A presidente da Abrace, Maria Ângela Marini, expressou sua gratidão por fazer parte da história do Hospital e lembrou que o aniversário é comemorado na mesma época do dia nacional de combate ao câncer infanto-juvenil – causa que levou a Abrace a sonhar com o HCB.

A senadora Leila Barros também elogiou o trabalho realizado pelas equipes do Hospital ao longo destes oito anos de dedicação às crianças e adolescentes.

A ativação dos leitos de internação do HCB foi realizada progressivamente ao longo de 2019; o governador e o secretário de Saúde do DF foram homenageados, durante a cerimônia, por seu apoio e liderança neste trabalho.

O governador em exercício, Paco Britto, compareceu à cerimônia representando o governador Ibaneis Rocha. Segundo ele, o HCB “é um hospital de referência, com atendimento perfeito para as crianças. O GDF continuará com a parceria, que está dando certo; este Hospital é uma referência, um modelo para o Distrito Federal e para o Brasil”.

O secretário, Osnei Okumoto, afirmou que uma grande característica do HCB é o acolhimento oferecido às famílias atendidas. “O Hospital da Criança de Brasília é um exemplo deste acolhimento; o grande trabalho de vocês é a questão da humanização e essa procura de cuidar cada vez melhor dos pacientes”, disse Okumoto.

O vice-presidente do Icipe, Jair Rodrigues da Rocha, também recebeu uma homenagem durante o evento: a sala de simulações realísticas do Hospital, utilizada no treinamento da enfermagem, recebeu o nome do pediatra, como forma de reconhecimento pelo apoio que ele oferece ao HCB há mais de oito anos.

A cerimônia contou, ainda, com homenagens aos parceiros culturais que têm atuação frequente no Hospital, colaborando com o princípio de atendimento humanizado do HCB.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Juceli Cavalcante
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke