HCB busca um “quê” a mais

02/10/2017

Buscando sempre melhorar seus serviços, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) apresentou o projeto “Por um Q a mais”, que reúne ações visando maior integração, organização e acreditação do Hospital. O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, explicou que, “na área da saúde, é preciso buscar sempre mais: mais qualidade, mais segurança, mais compromisso com os pacientes”.

A diretora de Estratégia e Inovação do HCB, Erika Bomer (foto acima), explicou que o projeto está alinhado à política de qualidade do Hospital. Segundo Bomer, ele busca “garantir a segurança do paciente, promover ações de melhorias contínuas no processo, elevar o padrão dos serviços prestados por meio de boas práticas, gerenciar a tomada de decisão por meio da gestão estratégica e manter o foco no paciente”.

A implantação do projeto contempla três ações. A adoção do sistema de informática MV Soul está ligada à integração. Segundo Regivaldo Junior (foto abaixo), gerente de projetos da MV, trata-se de “um sistema de gestão hospitalar 100% integrado. Ele reúne a parte de controladoria, de estoque, suprimentos; assim como o prontuário eletrônico do paciente”. Dessa forma, tanto a área assistencial como os serviços administrativos do HCB estarão interligados.

O objetivo de maior organização deve ser alcançado com os 5Ss – prática de origem japonesa que estimula o senso de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. A diretora Bomer destacou que essas ações terão a participação de todos os funcionários do Hospital.

Fechando o projeto, está a busca da certificação do HCB junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA). Rehem afirma que é importante procurar esse tipo de avaliação externa. “É fundamental ter um órgão nacional, com um modelo utilizado praticamente em todo o mundo e que é de avaliação externa”, diz o superintendente. Para ele, a acreditação terá impacto em “mudanças, rotinas e processos”.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Allan Michael
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke