Grupo Tholl traz arte circense ao HCB

19/06/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, na quinta-feira (13/06/19), o Grupo Tholl, trupe circense de Pelotas (SC), que apresentou números de acrobacia e contorcionismo.

As crianças que aguardavam o horário de suas consultas se divertiram com os artistas e um número de contorcionismo chamou a atenção de Maria Clara Santana (foto abaixo), seis anos, que foi ver de perto o artista. “Nunca pensei que poderia acontecer algo do tipo em um hospital; ela ficou emocionada”, conta Francisca Gomes, mãe da menina.

Fundado em 1987, o Grupo Tholl conta com 140 integrantes e realiza trabalho voluntário há oito anos, se apresentando em locais como hospitais e asilos. “Queremos oferecer arte para trazer um pouco de alegria, brincando com crianças e idosos; isso alivia um pouco a tensão do ambiente”, conta João Bachilli, diretor-geral artístico do grupo.

Apesar de já estar acostumado com esse tipo de trabalho e já conhecer o HCB – a primeira visita ao Hospital foi em 2018, antes da ampliação –, o Grupo se impressionou com o HCB. “Fiquei surpreso, pois não há preocupação somente com a estrutura, mas com o paciente como um todo; o tratamento é diferenciado”, diz o artista Thiago Barbosa.

Além de se apresentarem, os visitantes interagiram com as crianças. “Fiquei muito feliz quando vi os palhaços, eu logo quis ir brincar com eles”, conta José Miguel (foto acima), oito anos. O pai do menino, Leandro Ferreira, também apreciou o evento: “Isso ajuda bastante no tratamento, a criança até esquece que está em um hospital”.

Camila Fernanda, nefrologista pediátrica do HCB, acompanhou parte da apresentação e concorda que a visita tem impacto na rotina de cada criança. “Acho que as crianças se animam e procedimentos, como a diálise, ficam mais rápidos; o Hospital se torna um lugar em que eles se sentem bem”, explica.

 

Texto: Wanderson Ramos
Fotos: Maria Clara Oliveira e Wanderson Ramos
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke