Grupo de dança norte-americano se apresenta no HCB

14/05/2019

Os usuários do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) conheceram um pouco da cultura de outros países na manhã da segunda-feira (13/05/19): o grupo Living Legends apresentou danças típicas do México, da Polinésia e de tribos nativas dos Estados Unidos.

O grupo é integrado à Universidade de Brigham Young (BYU), em Utah (Estados Unidos); todos os participantes são estudantes de graduação e representantes das culturas homenageadas pelas coreografias.

As crianças que estavam no Hospital assistiram a três coreografias diferentes: “Vera Cruz”, tradicional do México; “Dança de Aro”, de tribos indígenas nativo-americanas; e “Auana”, uma hula moderna do Havaí. Cecília Ottoni, um ano, se encantou com a apresentação: “Ela gosta bastante de música e ficou bem entretida”, contou o pai de Cecília, Rubens Ottoni.

Gabriel dos Anjos, cinco anos, se impressionou com a Dança de Aro: “A dança que eu mais gostei foi a que o homem fez. Deve ser muito difícil, eu não ia conseguir fazer igual”. Ele assistiu a tudo acompanhado da mãe, Daniela dos Anjos. “A gente passa muito tempo no Hospital; uma apresentação dessas ajuda a distrair os pais, também”, disse Daniela.

Esta é a segunda vez que o grupo se apresenta no Brasil – o Living Legends está em turnê pelo país e vai passar por outras seis cidades brasileiras –, e a primeira no HCB. Segundo o havaiano Ioane Kalamakukekoanuionamokupuni, técnico do grupo, o objetivo principal era compartilhar a cultura com os brasileiros e divulgar valores como amor e família. “Nossas danças falam sobre esses tipos de conexão entre as pessoas. Sabemos que as crianças estão passando por tratamentos que podem ser difíceis; então, fazemos o que podemos para compartilhar um pouquinho de amor e de felicidade com eles”, afirmou.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke