HCB é orgulho para cidade

27/10/2013

A primeira etapa está completa. Após dois anos, o Hospital da Criança de Brasília, junto ao ICIPE, é considerado sucesso pelo governador do GDF, Agnelo Queiroz. A solenidade de assinatura de contrato de gestão estendeu por  mais cinco anos a administração sob o HCB e, além de homenagear o dia dos médicos, atuou como momento de avaliação do trabalho e resultados obtidos até então. Leia abaixo alguns trechos do discurso.

Satisfação

"É uma honra muito grande estar aqui, nesse dia tão especial para o Hospital da Criança, também comemorando o dia do médico. E, consequentemente, homenageando todos os profissionais da área de saúde.

Parabenizo mais uma vitória importante do nosso Hospital. Fico muito satisfeito de ver que essa geração de profissionais pode dirigir e formar uma instituição de ensino e de assistência de excelência que é o nosso Hospital da Criança José Alencar".

O serviço público pode ser de excelente qualidade

"Quero compartilhar essa homenagem também com todo nosso corpo clínico, nossos servidores aqui do Hospital da Criança. Sinto que ela é mais um estímulo para continuarmos lutando com vocês para não só consolidar, mas ampliar e, sobretudo, manter o nível de assistência que as nossas crianças merecem. Os profissionais daqui têm um grau de dedicação muito grande, e provam todos os dias que o serviço público pode ser de excelente qualidade. Não há exemplo melhor para homenagear os nossos colegas".

Gestão

"Eu sempre digo que o hospital é a cara da sua direção. Quando a direção é competente, comprometida como é aqui, nós temos um serviço de excelência. Todo serviço de saúde teria que ser de qualidade, mas especialmente os que cuidam das crianças precisam ser mais ainda, e é isso que propõe o nosso HCB; lutando, melhorando, corrigindo, avançando, aperfeiçoando, para se tornar uma referência".

Orgulho para a cidade

"Esse Hospital nasceu com a participação e contribuição da sociedade; acompanhamento do seu desenvolvimento através da população. O programa de voluntários que atua aqui também dá um conteúdo muito importante de comprometimento da comunidade, da sociedade. Então isso tem um conteúdo muito grande, tem um sentido de pertencimento grande do HCB, e quebra aquele sentimento 'não é público, não é de ninguém'. Não. Aqui é nosso. É do nosso povo. E por isso que presta uma assistência com uma qualidade dessas. A cidade e, por conseguinte, os gestores dela, se orgulham em ter uma instituição pública com a qualidade, com o compromisso, com a saúde pública, como o Hospital da Criança".

Ampliação

"Quero também dizer que estamos muito animados com o nosso contrato de gestão – que não é só uma renovação, como também uma ampliação  do contrato para o Bloco II do HCB. Isso nos agrada muito. Estamos muito contentes por esse balanço que já foi feito. São dados tão grandiosos, tão significativos, que mostram também o grau de eficiência do nosso Hospital.

Vamos partir para uma segunda etapa, fruto dessa experiência vitoriosa, dessa parceria fantástica do poder público, Abrace e ICIPE, e que resultou em uma assistência digna e de qualidade para nossas crianças.

Então, com o segundo bloco, que terá 21 mil metros quadrados de áreas construídas, nós faremos o hospital geral da criança, com todas as áreas – centro cirúrgico, áreas de ampliação na área de pesquisa, e ampliar o atendimento de internação, UTI. Enfim, todos os instrumentos necessários para atender integralmente as nossas crianças. Será um hospital construído em tempo recorde, oque dará oportunidade muito rapidamente para que as crianças possam usar essa nova estrutura que já está em fase de construção".

Amor profundo ao próximo

"Eu não tenho dúvida em falar que esse hospital será o melhor hospital da criança do Brasil. Não tenho dúvida nenhuma pelo compromisso dos profissionais, da direção, da nossa parceria com a Organização  Mundial da Família, a Abrace e o ICIPE. Enfim, não tenho dúvida nenhuma disso. Porque, para cuidar da saúde, é muito importante ter o componente técnico, a capacidade – como temos profissionais de excelente qualidade aqui –, mas é preciso ter algo mais para cuidar da saúde e algo mais ainda para cuidar da saúde da criança. Precisa ter dedicação, amor profundo ao próximo. E isso essa equipe aqui tem. E eu tenho certeza que faremos o melhor hospital da criança".