HCB e Hemocentro iniciam parceria

27/08/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, na quinta-feira (22/08/19), gestores da Fundação Hemocentro de Brasília. A visita foi o primeiro passo das duas instituições em direção ao estabelecimento de uma parceria técnico-científica entre ambas.

“Estamos com grande expectativa pelos frutos que teremos com essa parceria. Nossa ideia é que a gente possa trabalhar junto, como acho que toda a rede deve ser, e acima de tudo fazer o melhor possível pela população dentro do sistema público”, disse o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem. Ele explicou que, a partir da aproximação entre as diferentes áreas de cada instituição, há o objetivo de “celebrar um acordo de colaboração para, com esse apoio mútuo, buscar a melhoria contínua”.

A diretora-presidente do Hemocentro, Bárbara Simões, afirmou que a parceria permitirá identificar e aperfeiçoar novas ferramentas de gestão. “É uma oportunidade maravilhosa, pela excelência do trabalho desenvolvido pelo Hospital da Criança. Também temos uma trajetória de estruturação, na parte produtiva, muito importante; temos know-how de gestão por processos, gestão da qualidade – que vocês já fazem aqui, mas a gente identifica oportunidades de contribuir com o que for necessário para o Hospital”, disse.

Durante o encontro, os representantes do Hemocentro conheceram a diretoria e o histórico do HCB, assim como o modelo de gestão. A forma como o Hospital transmite sua missão e seus valores aos funcionários foi um ponto que interessou ao diretor executivo do Hemocentro, Alexandre Nonino. “Aqui, é claro para nós que a causa é muito nobre: cuidar da criança doente, independente do resultado final; o que importa é fornecer a melhor assistência”, disse.

Nonino explicou que, embora a missão do Hemocentro também seja nobre, ela nem sempre é reconhecida pelos trabalhadores: “A gente fornece vida de algumas pessoas para outras, mas essa é uma atividade intermediária e repetitiva. Comunicar a nobreza dessa atividade para os nossos colabores é um desafio, porque eles não veem o resultado final”.

A diretora médica do HCB, Isis Magalhães, lembrou aos participantes que esse resultado é identificado no Hospital. “Vocês têm que ver, aqui no Hospital, o resultado do trabalho de vocês: o produto de vocês está aqui”, afirmou Magalhães, referindo-se às crianças e adolescentes que passam por transfusões de sangue regularmente no HCB.

Na quinta-feira seguinte (29/08/19), foi a vez de gestores do HCB conhecerem o trabalho do Hemocentro. Após reunião para apresentar a história da Fundação, Simões e Nonino realizaram uma visita guiada com os representantes do Hospital, para que todos pudessem receber mais detalhes sobre os serviços realizados pelo Hemocentro.

A partir das duas visitas realizadas, será organizado cronograma de atividades a serem realizadas de forma conjunta pelas duas instituições. “Valorizo muito iniciativas como encontros, seminários e fóruns porque acho que esse é o espaço para a gente construir junto, identificando temas que podem ser aspectos operacionais, administrativos, mas também mais técnico-científicos”, afirmou o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke