Banco Mundial no HCB

21/12/2017

Representantes do Banco Mundial e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) visitaram o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na terça-feira (20/12/17), para se informar sobre a forma de gestão do HCB.

Essa foi a primeira vez que o coordenador de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial, Pedro Olinto, veio ao Hospital. “Já havíamos escutado um pouco sobre a gestão e temos muito interesse em conhecer melhor essas formas alternativas de gestão, como as organizações sociais. Faz parte de uma preocupação do Banco entender melhor a eficiência do gasto em saúde no Brasil”, disse Olinto.

A visita foi uma iniciativa do MDS, que mantêm acordo de cooperação técnica com o Banco Mundial. Segundo a secretária executiva adjunta do ministério, Tatiana Alvarenga, o MDS “está sempre em contato com a área de desenvolvimento humano e o Pedro Olinto manifestou o interesse de conhecer o Hospital”. Alvarenga afirmou, ainda, que o Banco Mundial “tem interesse em ajudar no processo de confiabilidade das organizações sociais”.

O especialista sênior em Saúde do Banco Mundial, Ezaú Pontes, conhecia o Hospital da Criança de Brasília. Durante a visita, ele elogiou o HCB e falou sobre a importância de centros de saúde especializados. “A concentração dos serviços é fundamental. Dá para o Hospital a oportunidade de fazer um trabalho especializado e de muito maior qualidade, focado nas doenças e nos tratamentos de crianças, com as suas especificidades”, explicou Pontes.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke