Gestão do HCB atrai atenção internacional

28/08/2017

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, na sexta-feira (25/08/17), alunos de Mestrado do curso de Políticas de Gestão Pública da Universidade Brown, nos Estados Unidos. A visita foi organizada em parceria com a Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais, e com a Secretaria de Planejamento e Gestão do DF – a secretária Leany Lemos recebeu os estudantes no HCB.

O ex-ministro do Trabalho Paulo de Tarso Paiva, professor na Fundação Dom Cabral, explicou que o HCB foi escolhido para a visita por ser “um modelo de gestão, da participação privada na gestão”, contou Paulo.

Os estudantes se informaram sobre a forma como o Hospital é administrado e conheceram as diversas áreas do HCB. “O Hospital é excelente. Existem boas ideias dos dois lados, tanto da parte pública quanto da parte privada; em casos onde a gente pode juntar essas ideias, a gente encontra um resultado igual a esse, impressionante, que funciona”, disse o mestrando Spencer Goodrich.

Quem também aproveitou para falar sobre o HCB foram as mestrandas Ebonia Chambers e Alecia Ortiz, que já conheciam modelos similares ao Hospital nos EUA. “Eu vejo o Hospital como um benefício para o povo brasileiro. Acho que deveria haver mais desse tipo de instituição. Considerando que é um hospital central, que trata cânceres raros e fatais, deveria haver mais no Brasil inteiro, mais hospitais com foco em especialidade e em tratamento terciário”, disse Chambers.

“Acho que o que é especialmente forte nesse modelo é a autonomia que é dada a quem toma decisões aqui, então mesmo que haja financiamento de outro lugar e supervisão do Estado, eles ainda têm muito poder de decisão”, relatou Ortiz, que ainda disse estar animada com a ampliação do Hospital: “Se esse for um modelo sendo desenvolvido para ser replicado pelo país, parece uma boa direção”.

 

Texto e foto: Allan Michael
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke