GDF e Governo Federal se unem em entrega de cadeiras de rodas

23/08/2019

Foi realizada, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), cerimônia de entrega de Cadeiras de Rodas da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência na segunda-feira (19/08/19). O evento contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra; da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro; do secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis; do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e da primeira-dama do DF, Mayara Noronha.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto (foto acima), e o superintendente executivo do Hospital da Criança de Brasília, Renilson Rehem, também participaram da cerimônia.

A cerimônia foi marcada pela doação de cadeiras de rodas a cinco crianças atendidas pelo HCB, representando todas as pessoas com necessidades físicas que serão beneficiadas. “As cadeiras são customizadas para a pessoa que vai se sentar, adaptadas para ser o mais confortáveis possível e satisfazer a necessidade que a pessoa tem”, disse o ministro da Cidadania, Osmar Terra (foto acima).

Hellen Barbosa (foto abaixo), 15 anos, foi uma das crianças a participar do evento: “Me sinto muito feliz com minha nova cadeira de rodas e por representar todas as crianças que têm limitações”. A primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro (foto abaixo), viabilizou a compra das cadeiras. “Tenho certeza de que elas são ferramentas importantes para proporcionar mais autonomia e mais qualidade de vida para cada um de vocês”.

Qualidade de vida é uma questão importante para Alvanica de Santana. Mãe de Ana Vitória de Santana, seis anos, ela carrega a filha no colo quando sai de casa. “Quando não está confortável, a Ana Vitória reclama. Ela não tinha cadeira, estudava com uma que precisou ser adaptada pela própria escola. Agora, até a minha coluna vai melhorar”, disse.

Conceição de Oliveira, mãe de Kauan de Oliveira (foto acima), quatro anos, também precisava segura-lo no colo. “Sem a cadeira, fica muito difícil e ele reclama que a coluna dói”, contou ela, que solicitou uma cadeira para o filho, que hoje tem quatro anos, quando ele ainda tinha seis meses de idade.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis (foto acima), explicou que a espera para recebimento se dá porque “as cadeiras são reguladas através da sua necessidade, da emergência, do tempo de espera”. Ele afirmou, ainda, que a doação é importante por causa da velocidade com que as cadeiras precisam ser trocadas. “As crianças usam essas cadeiras em um certo período de tempo e logo, em função do seu crescimento, a cadeira tem que ser substituída por outra”, disse Reis.

Para a primeira-dama do DF, Mayara Noronha (foto acima), a entrega das cadeiras mostra que os governos Federal e do DF e a sociedade precisam unir esforços. “Se todos nós – não só como políticos ou representantes de estado, mas como comunidade – somarmos forças, conseguiremos realizar os sonhos dessas crianças”.

Segundo o governador Ibaneis Rocha (foto acima), a doação é um marco do GDF na Saúde do DF. “Disponibilizamos em torno de dois milhões de reais para compra de cadeiras de rodas e vamos atingir, esse ano, o maior número de entregas – pretendemos chegar a 2.600, com o apoio do Governo Federal”. Na ocasião, o governador também criou a Secretaria de Atendimento às Pessoas com Deficiência.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke