"Galinha" na Radiologia

11/10/2013

Médicos e enfermeiros da Radiologia do Hospital da Criança acharam uma solução para acalmar os nervos e o medo das crianças que fazem exames de imagens: a Galinha Pintadinha. A animação infantil faz a alegria da criançada e diminui a ansiedade de realizar o exame.

A distração já era colocada em ação com smartphones e tablets dos próprios médicos, que procuravam um jeito não invasivo e prazeroso de acalmar a garotada. Porém, as crianças queriam segurar e brincar com os aparelhos pessoais. Até que o médico e supervisor técnico Vinícius de Araújo Gomes sugeriu a ideia dos profissionais da radiologia se juntarem e comprarem o aparelho de DVD temático da Galinha. “Cada um ajudou como pôde, não teve uma quantia estipulada. O próprio grupo se reuniu, fez a ‘vaquinha’ e comprou”, contou o supervisor.

 A técnica de enfermagem, Janilde Lopes, conta que conseguiram diminuir consideravelmente o número de sedações realizadas para os exames de tomografia e eco cardiograma. “Na última semana tínhamos 12 sedações marcadas e só precisamos fazer três. E mesmo as outras crianças nós conseguimos acalmar com o vídeo”.