Fim de ano com visitas especiais

29/12/2016

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) encerrou o ano com várias atrações culturais. A programação especial, que começou no dia 13 de dezembro, teve continuidade na segunda-feira (19/12/16), com uma apresentação de balé.

Alunas da academia Ballet Norma Lillia se apresentaram no HCB, encantando crianças, adolescentes e acompanhantes. O momento foi marcado pela surpresa feita pela pneumologista Luciana Monte – uma das dançarinas – à paciente Laurena Rocha (foto acima), dois anos, que ganhou saias e sapatilhas de bailarina.

Na terça-feira (20/12), o Coro IBLN (foto acima), da Igreja Batista do Lago Norte, apresentou músicas natalinas, geralmente utilizadas na cantata de Natal que o coro realiza anualmente. Telma Cristina Tóquio, mãe de Davi Lucas Tóquio, oito anos, gostou da atração: “Essa música faz muito bem. Ele é agitado, a música ajuda a acalmar”.

Segundo o regente do coro, Thiago Vieira, a apresentação é voltada para o conforto tanto das crianças quanto de seus pais e responsáveis. “A música traz muita alegria, esperança, paz, conforto. Isso é fundamental para as crianças e também ajuda os acompanhantes”, disse.

À tarde, as crianças tiveram uma surpresa: ao chegarem para as consultas, encontraram seus super-heróis preferidos e puderam conversar e tirar fotos com o Super Homem, Homem Aranha e outros.

Quem estava no HCB na quarta-feira (21/12) teve mais uma chance de conversar com o Papai Noel e se divertir com outra apresentação do projeto Remédio Musical, que fez várias esculturas de balão para alegrar as crianças.

Na quinta-feira (22/12), foi a vez do Sopalelê (foto acima) entreter quem esteve no Hospital. O grupo já se apresentou no HCB outras vezes, geralmente com histórias e teatro de fantoches, e optou por uma abordagem diferente. “A decisão de fazer um coral foi devido à proximidade com o Natal, optamos por cantar músicas relacionadas à data”, explicou Edmar Severo, que afirma que “é sempre gratificante apresentar aqui no Hospital, seja cantando ou fazendo brincadeiras”.

O coral agradou a Daniel Dias, 15 anos, que acompanhou a apresentação. “Foi legal porque eu conhecia quase todas as músicas. Eu não sou muito bom cantando, mas cantei algumas”, afirmou.

Na tarde do mesmo dia, a Semente Cia. de Teatro (foto acima) apresentou a peça “Margarida e o Sabiá Encantado”. Marli Trindade, coordenadora do grupo, disse que os atores se impressionaram com as crianças. “É a primeira vez que nos apresentamos no HCB, foi uma energia diferente que sentimos. Nós conseguimos sentir a energia vindo do público e, melhor ainda, vimos as crianças participarem da peça”, afirmou.

Na sexta-feira (23/12), o Papai Noel voltou ao HCB, acompanhado por seus ajudantes e trazido pela Néia e Nando Cia. Teatral. A visita surpreendeu pacientes como Pedro do Nascimento (foto abaixo), 15 anos, que aproveitou para filmar e fotografar os duendes. Nando Villardo, dono da companhia, acredita que a visita do Papai Noel ajuda quem está em tratamento. “Acho que a alegria contagia a alma e o psicológico já vai funcionando para a dor ir embora”, afirmou.

As apresentações especiais de fim de ano se encerraram na quarta-feira (28/12), com a presença dos repentistas Chico de Assis e João Santana, que uniram o tradicional ritmo do repente nordestino a rimas sobre o Natal e férias.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke