Fibrose cística é tema de debate no HCB

16/10/2016

Na terça-feira (06/09/16), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou o evento Conscientização e divulgação sobre a fibrose cística, com o objetivo de discutir os desafios do tratamento da doença e formas de superação.

A atividade contou com a participação de vários profissionais na área da saúde, como nutricionistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos e pneumologistas. Pais de pacientes, estudantes de medicina, residentes e pesquisadores que atuam na área também estiveram presentes.

O ex-paciente do HCB Daniel Perim (foto acima), 17 anos, falou sobre o diagnóstico da doença e o tratamento recebido no HCB. “A descoberta da fibrose cística veio tarde para mim, com dois anos de idade. Fiz o tratamento no Hospital desde a inauguração, em 2011, e sempre fui muito bem tratado pela equipe do HCB”, contou o rapaz.

Ranielle Dantas (foto acima) é mãe do paciente Fábio Júnior, dez anos, portador de fibrose cística. Ela falou sobre o filho e forma como ele convive com a doença.  “O Fábio é um garoto normal; a única dificuldade que ele tem é de caminhar com o balão de oxigênio, porque é pesado para ele”, disse. Ranielle explicou, porém, que o fato de ter fibrose cística não impede o filho de brincar e se divertir: “Ele às vezes tira o balão de oxigênio para jogar bola”.     

Para a pneumologista Luciana Monte, que coordena o grupo multidisciplinar de fibrose cística, a realização do evento serve para chamar atenção para a doença: “foi um alerta, esclarecimento para o público em geral e profissionais de saúde sobre uma doença ainda pouco conhecida no país”, explicou.

 

Texto e fotos: Luis Felgueira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke