Farmácia se destaca em Portugal

17/02/2017

O farmacêutico Alexandre Martins, do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), participou, de 19 a 27/01/17, da segunda edição da Escola de Inverno de Farmácia (EIF), realizada nas cidades de Porto e Coimbra, Portugal.          

Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano Integral Aplicado (ideHia), de Portugal, o congresso teve como tema “O Universo da Farmácia Clínica e Seus Desafios”. O evento reuniu profissionais da Espanha, Irlanda do Norte, Brasil e Portugal. “Durante quase dez dias, farmacêuticos do mundo todo trocaram informações e discutiram as novas tecnologias e técnicas que estão surgindo na área”, disse Martins.

O farmacêutico participou do evento como moderador de uma mesa redonda. Incentivado pelos gestores do HCB, ele também inscreveu um trabalho científico. “Fiz a submissão de um artigo sobre terapia da asma que relata a experiência com os pacientes do Hospital da Criança de Brasília. O trabalho foi avaliado por banca científica e aprovado para uma apresentação oral”, explicou.

A experiência do Hospital chamou a atenção do público por fazer uso de uma ferramenta comum na vida dos pacientes: “No HCB, damos acompanhamento farmacêutico pelo aplicativo WhatsApp. Nós gravamos vídeos de até um ou dois minutos, para aqueles pais com alguma dificuldade em ler os rótulos dos frascos de remédio, para dar suporte quando forem dar o remédio ao seu filho”.

Segundo Martins, “no final das apresentações, o trabalho ficou entre os três primeiros, o que garantiu a menção honrosa como o melhor trabalho apresentado em todo congresso”.

Esta foi a primeira vez que o farmacêutico participou de um evento internacional. Para ele, foi uma experiência enriquecedora e muito proveitosa: “O melhor foi ver gente de toda parte do mundo numa única sala, discutindo as mesmas questões, mas com pontos de vista diferentes – e tudo convergindo, o que levou cada um a aprender um pouco com as novas experiências apresentadas no congresso”.

 

Texto e foto: Luís Felgueira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke