Farmacêuticos do HCB tem trabalho reconhecido

17/12/2015

A farmácia do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu o prêmio Experiência Profissional Relevante em setembro, durante o I Congresso de Farmácia no Distrito Federal. Os farmacêuticos Braiton de Freitas e Leidiane da Costa submeteram uma pesquisa desenvolvida no HCB e tiveram seu trabalho reconhecido. “Nós enviamos para o Conselho Regional de Farmácia, que fez uma votação entre os trabalhos enviados e organizou uma premiação no Dia Internacional do Farmacêutico”, conta Freitas, que desenvolveu a pesquisa “Elaboração de tabelas sobre compatibilidade de antimicrobianos injetáveis em equipo em Y” com Leidiane da Costa.

Costa afirma que o estudo, realizado por meio de pesquisas em bases de dados, buscava solucionar uma situação da enfermagem identificada pela equipe da farmácia. “Alguns antibióticos reagem uns com os outros e perdem o efeito desejado para o paciente”, afirma a farmacêutica.

Os antibióticos incompatíveis não podem se misturar antes de serem administrados ao paciente, mas não há problema para a criança ou adolescente usar os dois medicamentos durante o tratamento. “O problema é a interação das drogas fora do corpo”, explica Freitas.

Costa e Freitas fizeram um estudo dos principais antimicrobianos usados no HCB e verificaram o nível de compatibilidade entre eles “para que a enfermagem os administrasse de forma que eles não interagissem entre si e um não diminuísse a eficácia do outro”, explica Leidiane da Costa.

A pesquisa deu origem a uma tabela que foi entregue aos enfermeiros e técnicos de enfermagem do HCB como forma de orientação para o atendimento às crianças e adolescentes. “A gente está com retorno positivo, porque a tabela é usada diariamente na análise dos antibióticos para saber quais deles podem ser administrados”, afirma Costa.

Segundo os dois pesquisadores, trabalhos deste tipo ajudam a divulgar informações de forma clara, objetiva e atualizada, contribuindo para o atendimento e para a inclusão do farmacêutico na equipe multidisciplinar.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke