Exposição do sorriso

01/10/2014

Entre 01 e 03 de outubro, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promove a Semana de Saúde Bucal. Durante os três dias, usuários do HCB aprendem a importância de cuidar dos dentes e recebem kits com material para higiene bucal, como escova e pasta de dentes.

Por meio da exposição “Ciência e a Arte do Sorriso”, organizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), os pacientes entendem como problemas dentários como as cáries são formados. A exposição é dividida em quatro estações, que abordam a atuação de bactérias na formação da cárie, os cuidados durante a mudança dos dentes de leite para os permanentes e os diferentes grupos dentários.

A última etapa da exposição é um “escovódromo” onde as crianças aprendem a maneira correta de realizar a higienização bucal. Elas também recebem kits com escova e pasta de dentes, fornecidos pela Colgate. Para Talita da Cruz, de 12 anos, a exposição reforçou a importância de cuidar dos dentes: “Eu gosto de escovar o dente, por causa da gengiva, para não ficar saindo sangue”.

Daiane Menezes é mãe de Fernando Menezes, de um ano e quatro meses. Na saída da exposição, o menino não soltava a escova nova. Como ele já tem oito dentes, Daiane conta que o filho é educado pelo exemplo dos pais: “Ele gosta de ver a gente escovando, e aí gosta de escovar também”. Na opinião dela, a Semana de Saúde Bucal do HCB, dá a certeza de que as crianças conhecerão a forma correta de cuidar da saúde bucal. “Isso é bom porque eles aprendem melhor como escovar; a gente ensina, mas, as vezes, não ensina direito”, explica.

A exposição é realizada no hall do HCB, e pode ser visitada por pacientes, pais e responsáveis das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.

Leia mais: supervisora de odontologia fala da importância de manter a saúde bucal

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke