Exemplo para quem vem de fora

06/07/2017

Gestores do Hospital do Câncer de Patrocínio Dr. José Figueiredo, de Minas Gerais, se encantaram ao conhecer o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). “A gente veio aprender, um pouco, como humanizar o nosso tratamento”, explicou o presidente do hospital mineiro, Thiago de Oliveira.

“É, realmente, de encantar e emocionar a gente”, disse o provedor da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio, José Carlos Dias, também presente na visita. Ele disse, ainda, que o HCB “é coisa de primeiro mundo e não tem cara de hospital, isso é o mais importante”.

Segundo a superintendente do Hospital do Câncer de Patrocínio, Andreia de Almeida, o perfil da instituição mineira tem algumas diferenças em relação ao HCB. “Atendemos só adultos, tratamos vários tipos de câncer e não somos credenciados ao SUS, vivemos de doações”, explicou. Os visitantes foram convidados pela presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças e Adolescentes Portadores de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Peliz, a conhecer o HCB e vieram ao Hospital na quarta-feira (28/06/17).

O assessor parlamentar do deputado federal Renato Andrade (PP), Cássio Remes, acompanhou a visita e afirmou considerar o HCB “uma referência não só para o Brasil, mas uma referência internacional”.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke