Exemplo para outros países

01/08/2015

Um grupo de representantes da Ordem dos Enfermeiros de Angola (Ordenfa) visitou o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na sexta-feira (10/07). Em viagem ao Brasil para compromissos com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), eles vieram ao HCB para conhecer o hospital.

Durante a visita, o presidente da Ordenfa, Paulo Luvualo, mencionou um hospital de seu país. “Em Angola, de hospitais terciários, nós temos o Hospital David Bernardino; é o nosso hospital pediátrico, mas não tem as coisas que a gente viu aqui neste hospital”, contou.

A vice-presidente da Ordenfa, Ana Maria Pascoal, se surpreendeu ao receber informações sobre o HCB. “Eu pensava que fosse um hospital igual a qualquer outro, mas pelo que pude ver, é uma experiência muito boa”, afirmou a enfermeira angolana.

Ana Maria acrescenta que o Hospital da Criança de Brasília pode servir como exemplo para outros estados brasileiros e para outros países: “Em Angola, nós também precisamos desta experiência; facilita muito a recuperação das crianças, em um aspecto biopsicossocial”.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke