Evento técnico-científico: Psicologia Pediátrica

24/09/2015

De quinta-feira a sábado (17 a 19/09/2015), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promoveu sua I Jornada de Psicologia Pediátrica, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Voltado a psicólogos, estudantes da área e profissionais da saúde em geral, o evento buscou tratar das intervenções e pesquisas na psicologia direcionada ao tratamento de crianças e adolescentes.

O Hospital da Criança de Brasília é o único do Distrito Federal com equipe de psicologia totalmente voltada a crianças e adolescentes com doenças crônicas – com isso, o tratamento inclui a família como paciente. Segundo a supervisora de psicologia do HCB, Silvia Coutinho (foto abaixo), “essa inclusão requer um tipo de intervenção diferente e um conhecimento mais amplo, não só dos processos de desenvolvimento da criança, mas também de relacionamento familiar. Isso requer toda uma formação especializada do profissional que trabalha nessa área”.

Durante a jornada, houve discussão de casos clínicos e foi possível ouvir a opinião de vários participantes do evento, inclusive vindos de outros hospitais da rede pública de saúde do Distrito Federal. Trabalhos científicos, selecionados em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e com o Centro Universitário de Brasília (Uniceub), também foram apresentados. Além disso, promoveu-se o debate de temas como adesão ao tratamento.

A psicóloga Tathiana Gimenes, do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), apresentou um caso clínico sobre a atuação multidisciplinar em enfermaria pediátrica, e falou sobre a importância da I Jornada de Psicologia do HCB para profissionais e estudantes da área. “Com um evento desses, a gente apresenta um trabalho, consegue sistematizar o que faz; a gente troca experiências, se atualizando naquilo que está sendo desenvolvido na nossa área”, afirmou a psicóloga.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke