Evento técnico-científico: odontologia

15/09/2015

Nos dias 01 e 02/10/2014 (quinta e sexta-feira), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promove o II Encontro de Odontologia Hospitalar, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Serão realizadas palestras para divulgar as mais recentes pesquisas e novidades no campo odontológico, além de estandes de informação, para que pais e pacientes tenham mais conhecimentos sobre doenças bucais e formas de higienização. Keyse da Silva, coordenadora da odontologia do Hospital, fala sobre a importância do evento.

O que será discutido no encontro?

O principal tema a ser abordado será a atuação da odontologia no Hospital. Aqui no HCB ela tem um papel fundamental, porque forma um vínculo de assistência aos pacientes que estão em situações mais graves, como os que estão na internação, ou em acompanhamento ambulatorial. Eles precisam de um suporte que esteja ao alcance deles, e a odontologia do HCB fornece isso.

Qual a importância da odontologia dentro de um ambiente hospitalar?

Bastante importante. A boca é o principal foco de infecções do corpo humano e a maioria das bactérias do organismo está nela. O papel da odontologia é de eliminar esses focos de infecção que possam atrapalhar a saúde humana. Assim, com uma boca saudável, todo o organismo humano pode ter uma boa resposta.

Como as novas tecnologias podem auxiliar nos procedimentos odontológicos?

De diversas formas. Hoje em dia, algumas cirurgias são feitas a laser, o que torna o procedimento menos invasivo. Para pacientes hemofílicos, por exemplo, que têm distúrbios de coagulação, esse procedimento não gera sangramentos. Consequentemente, esse paciente não vai ter problema com as demais funções corporais.

Quais ações serão desenvolvidas durante o evento?

Além de palestras com profissionais da saúde, nós iremos tratar a questão da prevenção. A exposição “A Ciência e a Arte do Sorriso”, do Sesc, será exibida no hospital. Ela é dividida em várias estações, cada uma com um tema: dentes de leite, formação de cáries, .... Assim, pais e pacientes poderão conhecer melhor a cavidade bucal, como se formam as doenças, como se dão os tratamentos. Ela disponibiliza, também, um escovódromo, para que as crianças aprendam a maneira correta de escovar os dentes. Alguns contos, como o da Fada do Dente, serão apresentados às crianças. Serão várias atividades de conscientização. E, diferentemente do ano passado, dessa vez teremos workshops, tanto de médicos quanto de alunos.

Quais são as expectativas com a realização desse encontro?

Nós esperamos que seja um momento de interação entre a equipe do Hospital e a comunidade. Queremos que os médicos possam atingir as famílias e fazer com que eles sejam multiplicadores dessa informação, levando isso para casa e expandindo o conhecimento.

 

Texto: Augusto Almeida
Foto: Renisson Maia

Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke