Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Geral AA
01/11/2018
Ensino e pesquisa no HCB

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) sediará, de 21 a 23 de novembro (quarta a sexta-feira), o primeiro Congresso Brasileiro da Criança com Condições Complexas de Saúde. Com o tema “Tecnologias para o cuidado e para a cura”, o evento é organizado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), organização social responsável pela gestão do HCB.

Mais de 30 palestrantes já confirmaram presença no evento. Entre eles, a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues, e o presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde e professor adjunto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renato Sabbatini. Os dois participarão da abertura do congresso, no dia 21/11/18, com conferências sobre o papel do pediatra no Brasil e o uso de tecnologia para a saúde da criança.

Ao longo do congresso, serão realizadas conferências sobre pesquisa translacional, com a médica do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre, RS) Themis Silveira; e sobre promoção de qualidade de vida, com o professor titular de Neurologia da Unicamp e da Educational Network Lean Advancement Initiative do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Li Li Min.

Temas como inteligência artificial, robótica e genômica serão abordadas em conferências ministradas pelo diretor do Centro de Diagnóstico por Imagem do Instituto de Oncologia Pediátrica do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc) e professor titular de radiologia da Unifesp, Henrique Lederman; pelo coordenador do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Unicamp, José Dirceu Ribeiro, e pelo coordenador de neurocirurgia do HCB, Benício Oton de Lima. Com foco na inteligência artificial, o médico Guilherme Salgado – da empresa Kunumi, que trabalha com este tipo de tecnologia – falará sobre mitos e verdades no tratamento de doenças complexas na pediatria.

A programação científica também inclui participantes internacionais. O médico espanhol Guillermo Chantada, vice-presidente da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica, contará a experiência do Hospital San Joan de Deu com atenção integral. Hannah Kupper, diretora do International Center for Evidence in Disability, da London School of Hygiene and Tropical Diseases, participará do evento por videoconferência, para discorrer sobre as necessidades e desafios das crianças com deficiência.

A realização do congresso se alinha à proposta de atendimento do HCB – o Hospital faz parte da rede pública de saúde do Distrito Federal e é terciário, oferece atendimento a crianças e adolescentes diagnosticados com condições complexas. O evento marcará a inauguração da nova área de ensino e pesquisa, reforçando o compromisso do Icipe e do Hospital da Criança de Brasília de fomentar a formação de pessoas e a geração de novos conhecimentos na área da saúde pediátrica.

Além da programação científica, o encontro oferecerá, no dia 21, cinco minicursos sobre a comunicação de notícias difíceis e amenização da dor, entre outros temas, assim como simpósios sobre cuidados paliativos, tratamento de epilepsia e os desafios da atenção integral.

O congresso é voltado a profissionais de saúde de diversas especialidades, assim como estudantes, além de incluir usuários do Hospital da Criança de Brasília e representantes de setores sociais que se relacionem com a temática abordada. São esperados cerca de 400 participantes e as inscrições podem ser realizadas pelo site: http://www.congresso.hcb.org.br.

 

Congresso Brasileiro da Criança com Condições Complexas de Saúde

Data: 21 a 23/11/18 (quarta a sexta-feira)

Horário: de 8h a 18h

Abertura oficial: 21/11/2018 (quarta-feira), às 18h

Local: auditório do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) – SAIN lote 4-B

Site: http://www.congresso.hcb.org.br

Facebook Google +

Preencha o formulário abaixo para compartilhar este conteúdo por email.

Seu nome*
informe seu nome
Seu email*
email inválido
Nome do destinatário*
informe o destinatário
Email do destinatário*
email inválido

desejo receber novidades sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar por email

Desenhando novas histórias
Desenhando novas histórias

 

Jovem artista
Jovem artista

 

HCB em números

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), inaugurado em 23 de novembro de 2011, realizou mais de dois milhões e 992 mil atendimentos (2.992.516) até o final de setembro de 2018. Dentre eles, destaca-se a realização de mais de um milhão e 789 mil exames laboratoriais e de 480 mil consultas.


saiba mais ›

Hospital da Criança de Brasília José Alencar

SAIN Lote 4-B
(ao lado do Hospital de Apoio)
Brasília - DF.
CEP 70.071-900
ver no mapa

Contato

61 3025-8350
Fale conosco ›

HCB nas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr

Intranet HCB

acesso restrito