Estudantes da UnB conhecem HCB

30/04/2018

Estudantes dos cursos saúde coletiva, enfermagem e fisioterapia da Universidade de Brasília (UnB) estiveram no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), na terça-feira (24/04/18), para conhecer a história do HCB e o trabalho realizado pela instituição.

Walter Pamplona estuda saúde coletiva e mudou sua opinião sobre gestão por organizações sociais (OS) depois da visita. “No meu curso, conversamos muito sobre atendimento primário, secundário e terciário, sobre OS e como esse tipo de gestão pode não ser tão boa. Hoje, entendi a organização social e o porquê de não atender em demanda espontânea”, disse Pamplona. Ele ficou satisfeito com o ambiente do HCB, que considerou acolhedor: “Quando se fala em hospital, todo mundo fica muito tenso; aqui, os pacientes e familiares realmente parecem confortáveis”.

A estudante de fisioterapia Andressa Alves já conhecia o HCB por ser estagiária do Hospital. “É um modelo que mostra que é possível oferecer gratuitamente, para a população, um atendimento humanizado, que olhe a criança como um todo, no contexto em que ela está vivenciando – que é crescer e brincar”, afirmou.

A professora Priscila Almeida acompanhou os estudantes na visita. Ela decidiu trazer seus alunos ao HCB por considerar que “o Hospital consegue, com muita excelência, integrar tanto as práticas convencionais de saúde quanto as que trabalham a dimensão biopsicossocial e a família”. Almeida pretende manter o contato de seus alunos com o HCB. “Pretendo trazer todas as turmas, para que os estudantes possam ter uma compreensão melhor da teoria que aprendem”, explicou a professora.

 

Texto e foto: Allan Michael
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke