Estímulo à pesquisa

07/12/2016

No ensejo das celebrações pelos cinco anos de funcionamento do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), foi inaugurada, na sexta-feira (04/11), a Laminoteca de Hematologia Pediátrica Professor Wilson Valente da Silva. Hematologista da rede pública de saúde do Distrito Federal, ele participou da formação de diversos médicos que atuam no HCB e deixou uma coleção de lâminas de análise de leucemias para o Hospital.

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem (foto acima), iniciou a cerimônia falando sobre como “esse hospital é o resultado de histórias que se confundem, se somam”. Rehem explicou que o Hospital “tem compromisso com a história e, acima de tudo, reconhece e agradece pelo trabalho que colegas realizaram ao longo do tempo”.

A diretora técnica do HCB, Isis Magalhães (foto acima), é uma das médicas que teve Valente como professor. “Ele circulava com a caixinha de lâminas no bolso, o estilete e agulha de aspirar de medula óssea; ele desmistificou a hematologia para nós, pediatras”, disse Magalhães. Segundo a diretora, o professor queria usar o material coletado ao longo da carreira para criar um atlas de hematologia pediátrica: “A laminoteca nasceu da vontade dele de ajudar na criação de material didático para ensino e pesquisa. Com ela, o professor continuará vivo para as gerações futuras, ensinando e formando bons pediatras”.

A família de Wilson Valente compareceu à inauguração. Sua viúva, Fanny da Silva (foto acima), descerrou uma placa de homenagem, acompanhada de Heloísa da Silva e Manuel Carlos Valente – filha e irmão do professor. Para Fanny, a laminoteca é uma forma de preservar a “paixão pelo estudo” que caracterizava Valente, além de estimular o mesmo sentimento nos novos médicos. “Vai ser uma fonte de pesquisa, um legado. Ele não se conformava com um hospital que não tivesse lâminas para o aluno pesquisar, olhar no microscópio”, garantiu Fanny.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke