Espaço da Família

19/08/2014

Na manhã de terça-feira (19/08), foi realizada, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Espaço da Família Ronald McDonald. Quando pronto, o espaço receberá os acompanhantes de pacientes que precisam passar muito tempo no HCB. O evento recebeu a presença da primeira dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz.

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Peliz, o espaço será destinado a “todos os pacientes que precisam ficar no hospital por mais de um tempo determinado, que tenham necessidade de um espaço mais adequado” – é comum que os pacientes passem várias horas no HCB, já que marcam mais de uma consulta por dia.

Para o presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão, o local será uma forma de garantir a humanização do atendimento: “Esse espaço vai permitir maior dignidade, maior conforto, maior atenção para as mães”.

Na opinião da diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, pensar nos familiares do paciente também é papel dos hospitais pediátricos. “Essa preocupação com a família repercute no tratamento, no sentido de ensiná-la a ser parceira no tratamento. Apostamos nesse espaço não só como forma de dar conforto, mas de organizar grupos informativos, de fazer essa integração da nossa equipe multidisciplinar com as famílias”, explica.

Durante o evento, Ilda Peliz e o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, assinaram o termo de compromisso de construção do novo espaço. A planta do Espaço da Família, que prevê quartos e local para lanches, também foi apresentada.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Foto: Juceli Cavalcante

Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke