Ensino e pesquisa em pediatria entram em debate

18/12/2015

 

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promoveu, na quarta e quinta-feira (16 e 17/12/15), a I Jornada de Educação e Pesquisa em Pediatria do DF. Realizado em parceria com a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), o evento tinha o objetivo de discutir a formação do pediatra na rede de atenção à saúde do Distrito Federal, buscando contribuir para a integração dos programas de formação e cenários de prática.

Durante a abertura do evento, a diretora da ESCS, Maria Dilma Teodoro, lembrou a situação da pediatria do DF e afirmou que a jornada tinha grande importância, por tratar de pesquisa e formação. “Temos clareza das dificuldades que nós estamos vivendo hoje junto à secretaria, inclusive com relação à nossa formação dos pediatras”, disse a diretora.

Segundo a coordenadora de pediatria da Secretaria de Saúde do DF, Carmem Lívia Martins, esse é um “momento de começar a pensar um pouco mais no ensino e pesquisa na pediatria”. Para Martins, também é necessário discutir a forma de atenção à saúde direcionada a crianças e adolescentes. “Mas não podemos nos esquecer da formação dos alunos desde a época do internato, da escola – é daí que a gente vai motivar, cativar esse aluno para a pediatria”, advertiu a coordenadora.

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, ressaltou a importância de a jornada ser realizada durante um momento de dificuldades. “A crise da pediatria é mais aguda, mais visível do que das demais áreas; a gente sente que essa crise vem com mais força”, afirmou. Rehem explicou, porém, que “embora seja difícil, os momentos de crise também são momentos de oportunidade, de se encontrar uma solução”.

A diretora do Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB), Marta Vieira, se mostrou satisfeita com a organização de um evento voltado especialmente aos pediatras em formação. “A gente vem de uma tradição, no Distrito Federal, de uma pediatria vibrante, que sua e que se compromete; a gente não quer ver isso morrer”, disse a diretora.

A coordenadora do núcleo de residência da ESCS, Vanessa Guimarães Campos, explicou que a escola já firma parcerias com hospitais. De acordo com ela, o objetivo da parceria entre Escs e HCB durante o evento era “qualificar pediatras na rede da secretaria de saúde do Distrito Federal”.

O diretor executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Armando Raggio, também elogiou a iniciativa de organizar um encontro que possibilitasse a discussão da pesquisa no âmbito da pediatria. A Jornada de Pediatria ofereceu a seus participantes, entre outros temas, as diretrizes curriculares de pediatria e os cenários de estágio para futuros pediatras.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke