Enfermagem voltada à pediatria

27/05/2015

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou, dos dias 20 a 22 de maio, sua IV Semana de Enfermagem, com o tema “A Enfermagem na construção da linha do cuidado ao paciente pediátrico”. O evento reuniu enfermeiros e técnicos de enfermagem do HCB e de outros hospitais da rede pública do Distrito Federal, bem como residentes e outros profissionais da área da saúde.

Na abertura da Semana, a diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, contou que a importância da enfermagem já era reconhecida desde a criação do hospital. “Desde o início desse sonho, nós entendemos que o profissional de enfermagem é fundamental, porque ele tem capacidade complementar ao médico – uma visão mais sistêmica e estrutural de organização hospitalar”, explicou a diretora.

O gerente interino de enfermagem da rede da Subsecretaria de Atenção à Saúde, Sandro Rogério, afirmou que, desde a inauguração do HCB, “em pouquíssimo tempo o hospital se tornou um centro de referência, um modelo de atenção, de cuidado, de zelo, de carinho para com o público que mais dá uma resposta verdadeira, que são as crianças”.

A coordenadora de imagem e radioterapia do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), Juliana Pepe, também elogiou o Hospital da Criança de Brasília: “Consegui conhecer uma pequena parte do ambulatório, estou encantada. O trabalho de vocês é muito bonito, estão de parabéns”.

Ao longo do evento, os participantes puderam discutir o papel da enfermagem sob variados aspectos, como a humanização do atendimento e os programas de tratamento de doenças como diabetes e fibrose cística. Também houve momentos para relatos dos atendimentos realizados no HCB e perguntas sobre qualidade hospitalar.

A enfermeira Andrea Paula Machado foi uma das palestrantes do evento, e ressaltou a importância de a humanização atender ao perfil do paciente. “Ele tem que ser assistido da menor complexidade até a maior complexidade, conforme a necessidade dele”, explicou. Ela completou afirmando que “Se a minha necessidade aqui é criança, então a minha política de humanização tem que ser centrada nessa criança. Esse é o embasamento constitucional”.

 

Texto e Fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke