Enfermagem do HCB tem nova comissão de ética

08/08/2015

A nova Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) foi empossada na sexta-feira (07/08/15). A cerimônia contou com a presença do superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem; do superintendente executivo adjunto, Gilson Andrade; do vice-presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Paulo Mendes Bezerra, e da supervisora geral de enfermagem do HCB, Érica Fontes.

Paulo Mendes Bezerra explicou que “a principal função da comissão de ética é a de prevenir e educar, divulgando o código de ética dos profissionais de enfermagem e trabalhando para minimizar infrações éticas do código de ética”. Ele reforçou que a comissão não julga as infrações, apenas faz um elo entre os profissionais e o conselho.

Segundo o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, “a ética tem a ver com comportamento, e o comportamento muitas vezes é determinado pelas condições de trabalho”. O superintendente garantiu que a comissão pode contar com o apoio da direção do hospital, e argumentou que “esse trabalho preventivo, de educação, de informação, é uma coisa fundamental para que a gente possa ter um ambiente tranquilo do ponto de vista ético”.

A supervisora Érica Fontes afirmou que como o HCB é “um hospital novo, terciário, é preciso sempre capacitar a equipe para trabalhar com um público que é muito específico”. Os integrantes da comissão foram eleitos pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem do HCB em julho. A presidente, Karina Souza, afirmou que o Hospital “já desenvolve um trabalho com ética, disciplina, compromisso”, e que o objetivo é dar seguimento a esse trabalho.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke