Enfermagem debate atendimento com equidade

31/05/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar realizou, na quinta e sexta-feira (30 e 31/05/19), uma série de palestras em comemoração pela Semana de Enfermagem. Seguindo a proposta da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), o evento teve como tema “Os desafios da Enfermagem para a Prática com equidade”.

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, destacou a diferença entre “equidade” e “igualdade”. Segundo ele, a ideia de equidade considera a necessidade de cada pessoa – nem sempre sendo a mesma que a de outras. “Se tenho um paciente mais grave e um menos grave, é preciso destinar mais atenção para o de maior necessidade – o que não significa que o outro não vai ser atendido”, disse Rehem.

Para a assessora técnica da Diretoria Técnica do HCB, Simone Prado, que também é responsável pela equipe de enfermagem do Hospital, a questão da equidade se relaciona com o perfil do HCB. “Esse hospital foi concebido para tratar crianças com doenças complexas – e que são diferentes de crianças que têm uma pneumonia, uma bronquiolite”, afirmou.

Segundo Prado, o evento tem impacto no serviço desempenhado junto às crianças. “Quando refletimos sobre a nossa prática e entendemos que o benefício para o usuário depende muito de quem cuida e de como cuida, nos motivamos mais para o trabalho”, explicou.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke