Economia premiada na farmácia

08/11/2018

Anna Beatriz Gomes, estagiária, Marcone Soares e Leandro Machado, farmacêuticos do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), receberam o prêmio de primeiro lugar na categoria Trabalhos Científicos da V Jornada Acadêmica de Farmácia do Distrito Federal, realizada em setembro de 2018.

Os três alcançaram o prêmio com o trabalho “Economia por aproveitamento de frasco múltiplas dose de medicamentos antineoplásicos em um hospital pediátrico”, no qual identificam a possibilidade de diminuição de custos a partir de um planejamento mais específico no uso de medicamentos quimioterápicos.

Gomes, Machado e Soares perceberam que, várias vezes, crianças diferentes usavam o mesmo medicamento, mas nem sempre precisavam do conteúdo completo que vem em cada frasco da medicação. “No lugar de utilizar dois frascos para dois pacientes, conseguimos otimizar a dose e usar um frasco para atender os dois, garantindo a segurança e a eficácia do produto”, contou o farmacêutico Leandro Machado.

Para que esse uso otimizado funcione, as crianças que recebem um mesmo quimioterápico devem estar no Hospital ao mesmo tempo. Os autores do trabalho verificaram em quais dias esse agendamento já acontecia, de modo que a rotina dos tratamentos não fosse alterada. “No HCB, a maioria dos protocolos oncológicos utilizam a mesma classe de medicamento; a gente consegue combinar o dia em que os pacientes que usam a mesma medicação vêm ao Hospital, para usar aquele produto no mesmo dia”, explicou Machado. Além de não interferir na agenda das crianças, o aproveitamento de frascos segue normas para garantir a segurança do paciente.

Este não foi o primeiro prêmio recebido pela farmácia do HCB. Em 2015, o Hospital se destacou no I Congresso de Farmácia no Distrito Federal e, em 2017, recebeu menção honrosa na Escola de Inverno de Farmácia (EIF). Para Anna Beatriz Gomes, estagiária e participante do estudo, fazer parte de uma equipe reconhecida é gratificante. “É um aprendizado constante, tive contato com coisas que vão muito além da sala de aula. Aqui no HCB, aprendi muito sobre a clínica, a logística, a manipulação dos antineoplásicos e sobre a própria gestão de uma farmácia – isso enriqueceu muito a minha experiência profissional”, garantiu.

 

Texto e foto: Allan Michael
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke